O deputado federal Aluísio Mendes (PSC-MA) encaminhou ofício, nessa quarta-feira (18), ao prefeito Eduardo Braide em que informa a destinação de R$ 1 milhão para a construção do primeiro hospital veterinário público da capital. Os recursos são originários de emendas impositivas. Desta forma, os suportes financeiros devem estar em breve na conta da Prefeitura.
“Essa é uma luta antiga e foi um pouco atrasada pela pandemia. Mas, graças ao nosso trabalho e do vereador Dr Gutemberg, hoje comemoramos a alocação destes recursos”, disse Mendes.
Após a sua construção, o hospital irá servir à população que possua animais domésticos e carece de recursos financeiros para arcar com os custos de saúde em hospitais veterinários particulares.
Devem ser oferecidas consultas veterinárias, vacinas, internação, cirurgias, tratamento intensivo, identificação e castração e outros serviços.
O município de São Luís já conta com uma lei que prevê a criação do hospital. Apresentada pela ex-vereadora Barbara Soeiro em 2013, que também faz parte do PSC, a Lei Municipal 323/13, oriunda do Projeto de Lei 55/13, de Bárbara Soeiro (PSC).
De acordo com o prefeito, as obras terão início ainda este ano, e a unidade funcionará na área Itaqui-Bacanga.