A cidade de São Luís já vive a expectativa da abertura do São João, após dois anos sem celebrar a maior festa popular do estado. A Praia Grande já está enfeitada com as tradicionais bandeirinhas juninas, ornamentação que atrai a atenção de simpatizantes e turistas.
“Gostei sim, porque a gente ver a cultura ser evidenciada é muito bom, né”, comentou Raimunda Aquino, aposentada que passava pelo local na manhã desta sexta-feira.
A turista de Belo Horizonte, Gabriela Vitória Pereira aprovou as bandeirinhas no Centro Histórico. “Está muito lindo. É a primeira vez que eu venho, então, estou adorando tudo”, frisou.
A abertura oficial ocorrerá no dia dia 27 de maio, com arraiais espalhados pela capital e em várias cidades do interior maranhense.
Mais de 800 atrações estão programadas e a previsão é de cerca de 450 mil visitantes no período de festas. Além dos grupos de bumba boi, como são chamados aqui no Maranhão, grupos de dança, quadrilhas e atrações já esperadas, haverá também um “arraial do povo de Deus”, voltado especialmente para o público evangélico.
Ao todo, segundo o Governo do Estado, serão liberados R$ 25 milhões com as festas, mas a previsão é compensar esse valor com a receita da movimentação econômica e turística no Maranhão.