Vereador sugere transformar o antigo Lítero em Área de Proteção Ambiental

Localizado no bairro Anil, em São Luís, espaço está abandonado, em estado completo de deterioração.

Fonte: Redação/Assessoria

O vereador Marcelo Poeta (PCdoB) solicitou ao governo do estado que o Grêmio Lítero Recreativo Português seja transformado em uma Área de Proteção Ambiental (APA). O local foi durante muito tempo um dos principais espaços de lazer dos moradores da capital maranhense.

Localizado no bairro Anil, o clube contava com campo de futebol, salões para jogos e áreas de banho. Foi fundado por famílias portuguesas que imigraram para o Brasil na década de 30, e queriam criar espaços para recreação e entretenimento em seu novo lar.

Tradicional, o Lítero, que antes era um dos principais pontos de recreação da sociedade ludovicense, inclusive recebendo grandes bailes de carnaval, agora está abandonado, em estado completo de deterioração.

Marcelo Poeta explicou que transformar o espaço em uma APA trará benefícios para a população, além de ajudar na revitalização da cidade.

“Vai ajudar a promover a valorização do espaço com a prática esportiva e lazer na comunidade”, disse.

De acordo com o parlamentar, o local é uma área grande com muitas riquezas naturais e que já sofre com o abandono há quase uma década.

O vereador frisou que por conta do abandono a localidade é usada por bandidos para cometer crimes.

A Área de Proteção Ambiental (APA) é definida como uma extensa área natural, com um certo nível de ocupação humana, que garante a proteção e conservação de atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida da população. Nessas áreas determinadas atividades são permitidas desde que não representem uma ameaça para os recursos ambientais renováveis e processos ecológicos.

Fechar