Polícia Militar deflagra Operação Saturação em bairros da Região Metropolitana de São Luís

O policiamento ostensivo ocorre de forma motorizada com abordagens a pessoas suspeitas, ônibus, veículos e motos.

Fonte: Redação/Assessoria

Desde a noite de sexta-feira (20), mais de 40 policiais militares iniciaram as atividades da Operação Saturação, uma das ações que compõe o conjunto de medidas definido pelas forças de segurança pública do Maranhão para combater a criminalidade e assaltos na Região Metropolitana de São Luís.

O policiamento ostensivo ocorre de forma motorizada com abordagens a pessoas suspeitas, ônibus, veículos e motos. No que se refere às abordagens aos coletivos, a meta é prevenir e coibir assaltos, além de apreensão de drogas, armas de fogo, capturar foragidos de justiça e cumprir mandados de prisão em aberto.

Além disso, a Operação Saturação realiza abordagens em bares, clubes e áreas de aglomeração de pessoas para coibir o uso de drogas e porte/posse ilegal de arma de fogo. Esta operação é intensificada nos finais de semana e conta com maior efetivo, segundo a PM.

O major Adonias, comandate do 43º Batalhão da Polícia Militar, detalha o funcionamento da operação. “Os trabalhos seguem até o dia 26 de junho. Temos várias viaturas e mais de 40 policiais envolvidos com o intuito de apreender arma de fogo, com várias abordagens a ônibus, veículos e motos. A prevenção à criminalidade é o foco da operação”.

Sistema de segurança alinha ações conjuntas

Foram três reuniões realizadas na última sexta-feira (20) para intensificar as ações de segurança pública e coibir assaltos a coletivos na Região Metropolitana de São Luís. Em menos de 24 horas, foram registradas três ocorrências graves em ônibus na capital, que resultaram na morte de duas pessoas e um motorista esfaqueado.

Leia também:

Mulher morre ao se jogar de um ônibus durante assalto na Estrada de Ribamar

Passageiro morre ao ser baleado durante mais um assalto a ônibus em São Luís

Motorista de ônibus é esfaqueado ao travar luta corporal com assaltante em São Luís

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) esteve reunida com representantes do sistema de segurança vinculado à Prefeitura de São Luís. Assim, a SSP alinhou estratégias para atuar em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O reforço da Guarda Municipal na segurança dos terminais e apoio do Centro de Controle de Operações (CCO) para intensificar as operações e o monitorar as linhas de ônibus foi definido com as secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Trânsito e Transportes (SMTT).

E com a PRF, as forças de segurança estadual e federal acordaram que atuarão em conjunto durante a aplicação de blitze, ao longo das rodovias que cortam a Região Metropolitana de São Luís.

Para o coronel Silvio Leite, secretário de Segurança Pública do Maranhão, a ação conjunta das forças que compõem o sistema de segurança pública garantem a aplicação intensa de abordagens e revistas, na busca por drogas, armas e foragidos da Justiça.

“Faremos um trabalho intenso com muitas abordagens, revistas e buscas por drogas. Eu não tenho nenhuma dúvida que a população vai se sentir mais segura”, disse o titular da SSP.

Fechar