SÃO LUÍS – Ansiosos e muito preparados, alunos da escola Sesi São Luís e Imperatriz que integram equipes de robótica embarcam na quinta-feira (26), para competir na categoria FIRST LEGO League (FLL) e F1 in Schools na etapa nacional do Festival Sesi de Robótica, que será realizado em São Paulo. Nove equipes entram na disputa que reúne cerca de mil estudantes de escolas públicas e particulares de todo país. Um bom desempenho pode garantir participação no FIRST® LEGO® League International Open Brazil, powered by SESI e ainda na competição internacional, marcada para o segundo semestre de 2023, em local a ser definido.
Cargo Connect é o tema que norteia as competições dessa temporada. Os estudantes mostram que podem solucionar problemas relacionados ao futuro do transporte, desde o envio de pacotes em áreas rurais e urbanas até a entrega para ajuda em desastres e trânsito aéreo de alta tecnologia. Para isso, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) na criação de projetos de inovação, construção e programação de robôs, que deverão completar missões.
Na etapa nacional de robótica FIRST® LEGO® League Challenge participarão as 100 equipes classificadas durante as etapas regionais, que ocorreram de março a abril de 2022. Estima-se a presença aproximadamente 1.000 estudantes, de 9 a 16 anos, de escolas do SESI, rede pública e particular e equipes de garagem, de 22 estados e do Distrito Federal.
Durante o Festival SESI de Robótica haverá também as competições FIRST® Tech Challenge com 45 equipes, e F1 in Schools com 41 equipes. Esses torneios contam com a participação de aproximadamente 800 pessoas entre competidores, técnicos, juízes, anjos e coordenadores. Em todos eles, as equipes vencedoras ganham prêmios, troféus e medalhas.