Bairro da Liberdade completa 104 anos e ganha serviços de revitalização e reestruturação

Prefeitura de São Luís informou um investimento de R$ 1.628.000,00 em obras de mobilidade, infraestrutura e segurança.

Fonte: Redação/Assessoria

O histórico bairro da Liberdade completou 104 anos nesta quarta-feira, 25, e foi presenteado pela Prefeitura de São Luís com diversos serviços de revitalização e reestruturação. Ações que visam garantir melhores condições para a população local, conforme a gestão municipal, que informou um investimento de R$ 1.628.000,00 em obras de mobilidade, infraestrutura e segurança.

“Hoje a Liberdade comemora seus 104 anos de fundação. Uma parte significativa da história da nossa cidade foi construída neste bairro e pelas pessoas que aqui moram. Por isso, para marcar este dia histórico, estamos trazendo o maior conjunto de investimentos que o bairro já recebeu. Com o programa Prefeitura no Bairro vamos fazer a reforma do Mercado da Liberdade, do prédio onde funcionou a UEB Mário Andreazza para melhorar a educação no bairro. Também vamos fazer intervenções asfáltica e implantar nova sinalização de trânsito. Vamos garantir mais segurança com a nova iluminação de LED. O bairro vai ficar mais bonito e as novas praças e intervenções de arte urbana que serão executadas. E outra boa notícia é que a Liberdade passará a fazer parte do nosso roteiro turístico com a criação do roteiro Quilombo Cultural São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide, durante o lançamento do Programa Prefeitura no Bairro.

O bairro da Liberdade receberá diversas intervenções nas próximas semanas, entre elas, no prédio do antigo matadouro onde funcionou a Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Mário Andrezza. O local é considerado um marco, pois foi a partir da sua construção que a comunidade começou a se formar.

O prédio receberá serviços de pintura interna e externa, revisão do telhado e do forro, correções nas redes elétricas e hidrossanitárias, substituição de pias e vasos sanitários, entre outras, de acordo com a Prefeitura de São Luís. A intenção é que o espaço volte a ter condições de receber as crianças do bairro em idade escolar, sendo mais uma unidade de ensino para a comunidade. Atualmente, a UEB Mário Andreazza funciona no antigo prédio do Centro de Ensino Estado do Pará, que estava desativado.

Também será feita a reforma do Mercado Municipal da Liberdade, que receberá pintura interna e externa, reforço na estrutura metálica de sustentação do mercado, reparos no telhado e calhas, demolição e construção de nova caixa d’água, nova sinalização e rampas de acesso.

A Prefeitura de São Luís destacou ainda que será executada operação tapa buraco nas principais vias do bairro para melhorar a mobilidade e dar mais segurança à rota do transporte urbano. As vias receberão nova sinalização horizontal e vertical para disciplinar o tráfego.

A Praça do Japão será totalmente revitalizada e dois novos espaços de lazer e convivência serão implantados no bairro. Um ficará localizado em frente à Igreja Santo Expedito e outro em frente ao Mercado da Liberdade.

Também será executada a reforma da rotatória e canteiro central da Avenida Governador Luís Rocha, que receberá ainda novo projeto paisagístico. Para melhorar a limpeza urbana serão implantados novos pontos limpos e para embelezar ainda mais o bairro será feita pintura artística na escadaria de acesso à Floresta.

Em comemoração aos 104 anos de fundação do bairro e em reconhecimento à sua importância cultural será implantada a criação do Roteiro Quilombo Cultural São Luís, incluindo o bairro no roteiro turístico de São Luís. Ao todo, serão 10 pontos de cultura para visitação no bairro.

Fechar