190 municípios estão com cobertura vacinal contra a Covid abaixo de 70%

Atualmente, o Maranhão já oferece a quarta dose para pessoas imunossuprimidas, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

Fonte: Redação/Assessoria

Integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizaram, nessa sexta-feira (27), a quinta reunião ordinária de 2022. Dentre os principais assuntos discutidos entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão, esteve o panorama atual das campanhas de vacinação contra a Covid-19, Sarampo, Influenza, entre outras, nos municípios maranhenses.

“É importante que os municípios sinalizem a necessidade de apoio institucional do estado para que seja feita a melhoria da cobertura. Em relação à Covid-19, por exemplo, cerca de 190 municípios encontram-se com uma cobertura abaixo de 70% em adultos. E quando se avalia a cobertura de adolescentes, temos ainda 136 municípios com a cobertura abaixo de 70%”, afirmou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira.

Atualmente, o Maranhão já oferece a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas imunossuprimidas, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. “É necessário o esquema completo para avançarmos com as doses de reforço e darmos continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19. Sobre as coberturas de rotina, os municípios também apresentam uma cobertura muito abaixo do que é preconizado para cada uma das vacinas do calendário básico de vacinação infantil, adolescente, adulto e idoso”, complementou a coordenadora de imunização da SES, Halice Figueiredo.

Os municípios relatam falta de adesão da população para a vacinação de rotina e contra a Covid-19. “Estamos fazendo um trabalho de busca ativa para que possamos aumentar nossa cobertura vacinal em relação às vacinas de rotina. Em relação à vacina contra a Covid-19, nós percebemos que a população não tem procurado os postos para tomar a segunda dose de reforço, então temos buscado meios de conscientizar essa população para que possamos aumentar a nossa cobertura vacinal”, disse a secretária municipal de Saúde de Colinas, Liliane Neves Carvalho.

A CIB foi instituída pela Portaria nº 132/GAB, de 13 de julho de 1993. A Comissão é uma instância colegiada de negociação e articulação entre os gestores dos dois níveis de governo (estadual e municipal), para regulamentação e operacionalização das Políticas de Saúde no âmbito do SUS.

Fechar