Maranhão defende exploração do “novo pré-sal” do Brasil

Segundo o presidente da Gasmar, região tem potencial de gerar 30 bilhões de barris de petróleo.

Fonte: Informe JP

Por determinação do governador Carlos Brandão, o presidente da Gasmar, Allan Kardec Duailibe, cumpre intensa agenda na missão de demonstrar a importância da exploração da chamada Margem Equatorial brasileira, que compreende a Bacia do Pará-Maranhão.

Kardec é um dos autores do estudo que avalia a região como o “novo pré-sal” do Brasil, com potencial de riqueza de 20 bilhões a 30 bilhões de barris de petróleo.

O presidente da Gasmar está em Salinópolis, no Pará, a convite da Universidade Federal do Pará (UFPA), a única cidade do Arco Norte a ter um curso de Engenharia de Petróleo. No II Colóquio Mesorregional de Governança do Nordeste Paraense, realizado pela UFPA, ele abordou o tema: “Potencialidades e Desafios da Exploração da Bacia ParáMaranhão para o Desenvolvimento Regional e Consequências Socioambientais”.

O presidente da Gasmar defende a exploração da Bacia em um esforço conjunto dos governos do Pará e do Maranhão e das Federações de Indústria dos dois estados.

PLANO DA PETROBRAS

O Plano Estratégico da Petrobras 2022-2026, divulgado recentemente, traz uma previsão de investimentos da petrolífera para os próximos anos.

“No plano divulgado, a Petrobras mostra que tem interesse em ampliar a exploração na margem equatorial e investir cerca de US $ 1,5 bilhão. A exploração de novas fronteiras tem previsão de início para o segundo semestre de 2022”.

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) destacou que o Maranhão terá mais uma oportunidade de desenvolvimento com a arrecadação de tributos, royalties e investimentos.

O potencial petrolífero da Bacia Pará-Maranhão, na chamada margem equatorial brasileira, e o Plano Estratégico da Petrobras para 2022-2026 foram temas tratados pelo parlamentar em sua palestra na websérie “Margem Equatorial: oportunidades e desafios”, que aconteceu em dezembro de 2021, no Rio de Janeiro.

Pedro Lucas foi convidado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham). “O evento reúne empresas e especialistas para debater essa pauta importante para o Brasil”, informou.

“Mais que uma câmara de comércio, a Amcham integra empresas brasileiras e internacionais em um ambiente que extrapola fronteiras na geração de conteúdo, disponibilizando também um ativo produtos e serviços empresariais. É a maior câmara de comércio das existentes em 11 países. Possui 5.000 empresas associadas de mais de 40 nacionalidades, responsáveis por 33% do PIB brasileiro; 70 das 100 marcas mais valiosas são associadas”, destacou o deputado.

Fechar