Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Governo vai instalar IEMA Idiomas em prédio reformado no Centro Histórico

O novo estabelecimento de ensino será instalado em um casarão localizado na Praça João Lisboa, 432, Centro Histórico de São LuíS

O novo IEMA será instalado em um casarão localizado na Praça João Lisboa, no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), está reformando um prédio no Centro Histórico de São Luís onde funcionará o Instituto Educacional do Maranhão Idiomas (IEMA Idiomas). O novo estabelecimento de ensino será instalado em um casarão localizado na Praça João Lisboa, 432, Centro Histórico de São Luís, e deve ser entregue no início do próximo semestre.

A ação integra o Programa Nosso Centro, que faz parte de uma estratégia do Governo do Estado e tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís uma referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove a área central da cidade de São Luís como espaço democrático.

O prédio

O casarão 432 está localizado na Praça João Lisboa, que compõe o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de São Luís, cenário de um dos primeiros momentos da ocupação portuguesa na capital maranhense. Com 624,97 m² e dois pavimentos, o casarão é um típico sobrado colonial do século XVIII, cuja importância histórica ocorre por marcar o início da urbanização da cidade de São Luís.

O sobrado, com características predominantemente da arquitetura portuguesa, foi um importante empreendimento da cidade, permitido pela sua estrutura física e localização em um dos espaços mais conhecidos para o comércio de mercadorias de luxo. Os trabalhos no sobrado incluíram a fundação do prédio e a limpeza para dar início à instalação da estrutura de alvenaria e lajes de concreto.

O imóvel recebeu, ainda, serviços para garantir condições de segurança, conforto e acessibilidade. Atualmente, estão sendo realizados os trabalhos de substituição de pisos e assoalhos de madeira, e foram iniciados os serviços de instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas. O prédio possui 6 salas, além da área administrativa, tem também a ala dos banheiros, secretaria, lanchonetes e recepção.

Carregando