São Luís tem fim de semana agitado de São João

Tradição do Boi de Santa Fé e outras atrações animam Arraial do Ceprama, enquanto o Arraial da Vila Palmeira contou com extensa programação.

Fonte: Redação/Assessoria

O fim de semana foi de muita animação junino pelos quatro cantos da cidade de São Luís. A tradição do Boi de Santa Fé e outras atrações agitaram o Arraial do Ceprama. Festança rolou solta, ainda, no Arraial da Vila Palmeira.

No sábado (4), o Boi de Santa Fé e seus mais de 30 anos de resistência cultural animaram o público no Arraial do Ceprama, que dançou e cantou ao som de toadas contagiantes, como é o caso de “Guerreiro Valente”, música que remonta à cidade de São Vicente Férrer, a origem ancestral da brincadeira

“Eu sou guerreiro, eu sou valente, venho de São Vicente, minha aldeia é no Tabocá”, entoa Marrom Moreira, um dos primeiros brincantes do Boi de Santa Fé.

Com oito discos gravados e atuação nas principais festividades culturais do Estado, o Boi de Santa Fé comemorou o retorno aos palcos juninos, após dois anos marcados pela paralisação do setor cultural devido à pandemia.

Além do Boi de Santa Fé, centenas de pessoas dançaram ao som do Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito, Quadrilha Mirim Mocinha do Sertão, Bumba Meu Boi Lendas e Magias, Boi da Madre Deus e show do grupo Afrôs.

No domingo (5), a festa ficou por conta do Tambor do Mestre Felipe, Cacuriá Menina Sapeca, show de Jhonny Boy, Companhia Encantar “Chegança” e Boi de Axixá.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), a programação do Arraial do Ceprama será retomada apenas no dia 9, se estendendo até 12 de junho, com atrações a partir das 19h.

Vila Palmeira

No Arraial da Vila Palmeira, milhares de pessoas também prestigiaram as atrações deste final de semana. A programação por lá começou no último dia 2 e vai até 2 de julho, também sempre a partir das 19h.

No sábado, a animação foi conduzida pelo Boi da Fé em Deus, Boi Brilho da Ilha. Boi Meu Tamarineiro, Boi de Santa Fé, Show Cofo de Sotaques e Tambor de Crioula Pungar. No domingo (5), foi a vez do Boi Brilho de São Francisco, Boi de Axixá, Pirilampo, Boi do Maiobão e show de Teresa Canto.

A programação completa do São João pode ser conferida no site cultura.ma.gov.br ou as redes sociais da Secma e do Governo do Maranhão.

Fechar