Agropecuaristas aguardam posição do Governo do Estado sobre realização da Expoema

Evento depende da recuperação da infraestrutura do Parque Independência, local onde acontecerá a exposição agropecuária.

Fonte: Aquiles Emir

Agropecuaristas do Maranhão estão na expectativa sobre a realização da 62ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que está prevista para o período de 04 a 11 de setembro deste ano. As providências para a realização da exposição estão sendo tomadas pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), que aguarda resposta do Governo do Estado para a recuperação da infraestrutura do Parque Independência, local onde acontecerá a Expoema 2022.

O presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, ressaltou que os criadores já estão preparando os animais para participar da feira e que produtores rurais de outros estados estão manifestando interesse em participar do evento. “Mas para que eles participem, é necessário que o parque esteja em condições de receber os animais, o que deve acontecer com antecedência”, explicou Ricardo Ataíde.

Na programação da Expoema deste ano, Ricardo Ataíde explicou que é preciso adaptar o formato da exposição para este novo momento em que vivemos. “Após o período mais crítico da pandemia, queremos trazer inovação para o evento, com transmissão pelas redes sociais e abrindo mais espaço para a participação dos criadores não só de bovinos, mas também de equinos, caprinos, ovinos, peixes e suínos”, afirmou o presidente da Ascem.

Para solicitar apoio na realização da Expoema, a diretoria da Ascem reuniu-se no dia 06 de abril com o governador Carlos Brandão, que é médico veterinário, logo após ele assumir o governo do estado.

Neste mesmo mês, atendendo a um convite da diretoria da associação dos criadores para conhecer a atual estrutura do parque e discutir a realização da Expoema, o presidente da Ascem e os membros da diretoria receberam o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Antônio Heluy, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faema/Senar), Raimundo Coelho, o diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA, Cauê Ávila e o secretário adjunto de obras civis da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Fabiano Ayres.

Depois de encerrar a reunião, eles fizeram uma visita às instalações do Parque Independência, nas áreas dos currais, leilões, parque e stands.

A retomada da Expoema foi discutida ainda com o secretário da Sagrima no dia 03 de maio, quando a diretoria da Ascem, juntamente com o deputado Fábio Braga estiveram em seu gabinete entregaram oficialmente um documento solicitando apoio do governo estadual.

Ricardo Ataíde ressaltou que a Expoema é um evento que já é tradicional e já faz parte do calendário de festas de São Luís. “É um evento realizado há mais de 60 anos e que gera muitos empregos diretos e indiretos, capacita os trabalhadores com oficinas e cursos e, sobretudo é uma oportunidade de os criadores exporem e comercializarem seus animais, o que já contribuiu muito para o melhoramento genético da pecuária maranhense”, ressaltou o presidente da Ascem.

Fechar