Pacientes do Hospital de Câncer são surpreendidos com atração junina

A unidade de tratamento oncológico, uniu manifestação artística com cuidados terapêuticos

Fonte: Com informações da assessoria
Arraial do Hospital de Câncer surpreendeu pacientes da unidade e seus acompanhantes. (Foto: Ilano Lima)

SÃO LUÍS – Com participação especial do Boizinho Barrica e do Boi de Morros, o Arraial do Hospital de Câncer surpreendeu pacientes da unidade e seus acompanhantes. Em alusão às festividades juninas, a unidade de tratamento oncológico, uniu manifestação artística com cuidados terapêuticos, como forma de cuidar também da saúde emocional dos pacientes.

A nutricionista Bárbara Costa, de 31 anos, é natural da cidade de Parauapebas, no Pará, e recentemente iniciou o seu tratamento contra o câncer de pulmão na unidade oncológica da SES. “Para mim, a arte é fundamental e eu não consigo conceber a minha vida sem arte. Eu sou muito fã do São João do Maranhão e quando soube que fariam essa programação, pedi que me deixassem descer para que pudesse acompanhar tudo de perto”, compartilhou.

A paciente Bárbara Costa, de 31 anos. (Foto: Ilano Lima)

Na companhia do neto, o senhor Irineu Moraes, de 76 anos, comentou que sair um pouco das quatro paredes já é algo bastante significativo. “É algo que tira um peso das costas da gente. Nos ajuda a esquecer por um momento a doença”, disse.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, Graça Coutinho, para além do tratamento medicamentoso, existe o cuidado com as emoções e o bem-estar. “A música e a arte trazem alegria e mexem com o emocional das pessoas. Neste sentido, pelo fato de o bumba-meu-boi ser uma festa tipicamente maranhense, a atividade serviu para trazer à tona boas lembranças, o que influencia no processo terapêutico e na resposta do paciente ao cuidado que tem sido dispensado”, pontuou.

O Hospital de Câncer é referência em tratamento oncológico no Maranhão e atende pacientes via Central de Regulação do Estado.

Fechar