As Residências Terapêuticas, unidades gerenciadas pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), promoveram nessa quarta-feira, 15, uma tarde de muita animação junina para os moradores.
As três residências se reuniram para montar um verdadeiro arraial nas dependências da Unidade 2, localizada na Rua Conde D’eu, 176, bairro Monte Castelo, com direito a torta de camarão, arroz de cuxá, bolos, mingau, pamonhas, canjicas e outras iguarias típicas das festas juninas.
“Aqui é uma residência que abriga pessoas com necessidades especiais, portadoras de transtornos mentais, onde se abriga o paciente que ficou de lado pela sociedade, em situação de abandono. Hoje, estamos aqui fazendo esse arraial com as três casas, com várias atrações, como quadrilha e comidas típicas. Promovemos tudo isso especialmente para que eles tenham uma tarde especial”, afirmou o enfermeiro Alex Mendes, Coordenador da residência terapêutica de número três.
As Residências Terapêuticas abrigam pessoas portadoras de transtornos psiquiátricos e egressas do Hospital Nina Rodrigues.
As casas terapêuticas foram criadas pela Portaria interministerial do Ministério da Saúde de n.º 106/2000, e faz parte da Política de Saúde Mental.
No Brasil já foram instalada 470 residências terapêuticas, e na capital São Luís há três dessas unidades, localizadas na Rua Conde D’eu, Monte Castelo. A unidade número um é coordenada pela enfermeira Bruna Santana, a número dois tem a coordenação da enfermeira Andressa Rodrigues e o enfermeiro Alex Mendes coordena a unidade 3.