IFMA oferta 390 vagas em cursos superiores

Os candidatos poderão se inscrever de 28 de junho a 1º de julho. O critério de seleção é a nota do Enem 2021

Fonte: Com IFMA

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) o termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) para ingresso em cursos de graduação no segundo semestre de 2022. Estão sendo ofertadas 390 vagas em seis campi: São Luís – Monte Castelo, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias e São José de Ribamar.

O prazo de inscrições vai de 28 de junho a 1º de julho, no site do SISU. O critério de classificação será a nota no Enem 2021. O resultado deverá ser divulgado no dia 6 de julho, com as matrículas dos aprovados em primeira chamada ocorrendo no período de 13 a 18 do mesmo mês. Os estudantes que não forem aprovados nesta primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera – de onde serão convocados os candidatos caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas regulares.

Estão sendo ofertados cursos de bacharelado em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação, Administração e Ciência e Tecnologia de Alimentos; de licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática; e graduação tecnológica Processos Gerenciais. Os interessados já podem verificar as opções disponíveis para cada campus no termo de adesão do IFMA ao sistema de seleção.

Sistemas de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

Além desses 50%, o IFMA também reserva 9 vagas para candidatos com deficiência – independente da escola de origem, cor ou renda familiar.

Cronograma

Período de inscrições – 28 de junho a 1º de julho

Resultado da chamada regular – 6 de julho

Matrículas da chamada regular – 13 a 18 de julho

Prazo para participar da Lista de Espera – 6 a 18 de julho

Convocação dos candidatos na Lista de Espera – a partir de 25 de julho

Fechar