Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Público do ‘Arraiá do Povo’ explode de alegria com Barrica e Boi da Maioba

A festança do “Arraiá do Povo” continua nesta sexta-feira (17)

(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – O batalhão pesado do bumba meu boi da Maioba estremeceu com suas matracas o “Arraiá do Povo”, na noite desta quinta-feira (16). Foi a penúltima atração do espaço, que voltou a ficar lotado em mais uma noite de festança e diversidade cultural. A nação maiobeira, reunindo 80 brincantes com indumentárias e centenas de matraqueiros, mostrou a força e a tradição da cultura maranhense.

O “Arraiá do Povo” é realizado pela Assembleia Legislativa, sob coordenação do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Com uma apresentação impactante, a Quadrilha Fogueira Viva, da Vila Embratel, abriu a noite, trazendo a luta contra a homofobia, a gordofobia e todo tipo de preconceito. A leveza foi garantida pelas roupas coloridas e passos ritmados dos 80 componentes.

Em seguida, o Boi de Sonhos subiu no tablado para festejar seus 25 anos, completados no ano de 2020, durante o período mais severo da pandemia de Covid-19. A animação dos 120 componentes fez o público dançar ao som de toadas como “Ilha do Amor”, “Luna Caliente” e “Chegou, Chegou”.

Passeio rítmico

O Boi Barrica empolgou com o seu tradicional passeio pelos ritmos da cultura popular do Maranhão. Os sotaques de orquestra, matraca, pandeirão e o tambor de crioula foram algumas das batidas que embalaram o público, que dançou e cantou junto sucessos colecionados desde 1985, como “Lua Cheia”, “Clareou terreiro”, “Boi de lágrimas” e outros.

O grupo da Madre Deus foi seguido pelo Boi da Maioba, que balançou as estruturas do espaço, com seu conjunto pesado. Da ‘chegada’ ao ‘lá vai’ ninguém ficou parado ao som das matracas do batalhão pesado.

A última manifestação popular a se apresentar foi o Boi Brilho da Ilha, que está completando 30 anos cantando o tema “Do Brasil para os Arraiais do Mundo”. O grupo também colocou o público para dançar e empolgou com suas belas índias.

A festança da segunda noite foi encerrada com show de Marcone Gal & Banda, fazendo um pout-pourri de sucessos juninos, com direito a forró, xote e bumba meu boi.

A festança do “Arraiá do Povo” continua nesta sexta-feira (17), com apresentações de Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, Boi de Santa Fé, Cacuriá de Dona Teté, Boi de Upaon Açu e show de Lucas Seabra & Banda. Nos intervalos, a animação será com Marcone Gal & Banda.

Carregando