Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

São Luís vai receber fábrica marroquina de fosfatados

Esta será a primeira fábrica da OCP no Brasil e que os produtos serão feitos com rocha fosfática importada do Marrocos

Foto: Reprodução

SÃO LUÍS – O grupo marroquino OCP vai abrir uma unidade industrial no Brasil para fabricar produtos fosfatados. O anúncio foi feito pelo presidente e CEO da OCP, Mostafa Terrab, durante encontro com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes. A unidade ficará em São Luís.

Terrab contou sobre os planos da companhia marroquina de investir no exterior e disse que pretende fazer isso no Brasil. “Ter fábrica no Brasil será algo muito precioso”, disse o executivo. Terrab afirmou ainda que a OCP está pronta para dar prioridade ao mercado brasileiro.

O presidente da OCP Fertilizantes no Brasil, Olavio Takenaka, disse que será a primeira fábrica da empresa no Brasil e que os produtos serão feitos com rocha fosfática importada do Marrocos. “O projeto está em andamento, já temos o terreno, a seis quilômetros do Porto do Itaqui”, afirmou. Segundo ele, o projeto de engenharia está sendo finalizado para a aprovação pelas autoridades.

“Planejamos, inclusive, uma fábrica de fosfato bicálcico para alimentação animal”, disse Takenaka. O produto é usado como insumo e fonte de fósforo na alimentação animal. A criação de gado brasileira, que está indo do Centro-Oeste para regiões mais ao Norte do Brasil, acompanhando a agricultura nacional, foi citada como motivo do projeto pelo executivo.

Líder em fósforo

A OCP é líder mundial na produção de fósforo e derivados. A empresa detém 70% das reservas globais de fósforo. O presidente da companhia contou um pouco da história da OCP, que começou as operações em 1920, inicialmente voltada para a produção de rocha fosfática apenas, e após um processo de desenvolvimento, chegou aos produtos finais. A OCP produz desde ácido fosfórico até fertilizantes como MAP, TSP, DAP, NP, NPKs, além de nutrientes para alimentação animal, entre outros.

Carregando