DNIT afirma que deterioração das rodovias maranhenses ocorre em função de falhas históricas

Órgão afirma que desenvolve projetos de manutenção estruturada para reconstrução de boa parte dos segmentos.

Fonte: Redação

Em relação a informações divulgadas em reportagem publicada na edição de domingo (19) do Jornal Pequeno (LEIA AQUI), acerca das condições das rodovias federais do Maranhão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou nota afirmando que a deterioração do pavimento das rodovias maranhenses ocorre em função de falhas históricas.

Conforme o DNIT, foi viabilizada a cobertura de toda a malha rodoviária federal do Maranhão com contratos de manutenção, o que não ocorria há vários anos, bem como desenvolvimento de projetos de manutenção estruturada para reconstrução de boa parte dos segmentos.

Confira na íntegra a nota do DNIT

“A deterioração do pavimento das rodovias maranhenses ocorre em função de falhas históricas. A atual gestão do DNIT, no entanto, tem priorizado resolver os problemas encontrados. Para isso, viabilizou a cobertura de toda a malha rodoviária federal do Maranhão com contratos de manutenção, o que não ocorria há vários anos, bem como desenvolve projetos de manutenção estruturada para reconstrução de boa parte dos segmentos.

O DNIT desenvolveu planejamentos bem consolidados para melhorar a situação das rodovias federais maranhenses, em etapas:

1. A curto prazo (2022), com os recursos disponíveis, incluindo quase R$ 90 milhões alocados pela Bancada Federal, será garantida a melhoria da trafegabilidade da malha, com serviços com tapa-buracos, corrigindo problemas nas pistas surgidos no período chuvoso. Essa etapa já está em andamento, com o fim das chuvas no estado, e estará concluída antes do novo período chuvoso (prazo de execução dentro até 120 dias).

2. A médio prazo (2022 e 2023), o DNIT busca realizar um trabalho de revitalização funcional da malha, cujo valor é R$ 625 milhões, para proporcionar uma solução mais perene e de evitar o surgimento de novas patologias que comprometam o trabalho que atualmente está em andamento. Para tanto, é imprescindível uma suplementação mínima de R$ 108 milhões de imediato, recursos ainda não disponíveis, a serem alocados em contratos em vigor capazes de já absorverem essas demandas. Assim, o DNIT e o Ministério da Infraestrutura atuam em busca da suplementação de recursos para esta execução.

3. A longo prazo, o Departamento busca iniciar trabalhos de restauração/ reconstrução de grande parte da malha, totalizando R$1,5 bilhão. Esses projetos estão em fase avançada, contando com aprovação técnica de boa parte deles. Entretanto, atualmente não há disponibilidade de recursos.

Para essa etapa, o DNIT e o Ministério da Infraestrutura também estão buscando suplementação de recursos para viabilizar a sua execução. Assim como no restante do País, o DNIT tem pautado sua atuação no Estado do Maranhão de forma técnica e focada em garantir as soluções de infraestrutura de transportes demandadas pela população, mesmo diante de um cenário de restrição orçamentária”.

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