Quadra de escola pode ser interditada por risco crítico de incêndio em Imperatriz

MPMA pede que a Justiça determine a interdição total da edificação, e que o Município seja obrigado a fazer uma reforma imediata.

Fonte: Com informação do MPMA

O Ministério Público do Maranhão acionou judicialmente o Município de Imperatriz pedindo interdição total da quadra poliesportiva Jeová Pereira da Silva, pertencente à Escola Municipal Professor José Queiroz. A edificação está classificada como de risco crítico, com possibilidade de provocar danos às pessoas, principalmente no que diz respeito às condições de segurança, como o risco de incêndio. A Ação Civil Pública foi proposta pelo titular da 9ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Infância e Educação, Domingos Eduardo da Silva.

A vistoria técnica foi realizada pelo Núcleo de Assessoria Técnica Regionalizada do MPMA (Natar), em fevereiro deste ano, e ainda identificou que imóvel apresenta diversos pontos de infiltração de água de chuva na cobertura e proliferação generalizada de microrganismos (mofo). A estrutura necessita de intervenção imediata para sanar os problemas apontados.

O Ministério Público pede que a Justiça determine a interdição total da quadra e que o Município seja obrigado a fazer uma reforma completa e imediata das instalações no prazo de seis meses, sob pena de multa diária de R$10 mil.

“A omissão do poder público municipal em conservar e reformar as instalações voltadas ao ensino constitui afronta direta e imediata à Constituição Federal e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação e ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Faltam condições mínimas para que estudantes, professores e a comunidade utilizem o espaço, destinado a oficinas, esportes e outras atividades”, ressalta o promotor de justiça Domingos Eduardo da Silva.

Fechar