Guia rápido para preparar uma celebração

Depois de definir a data do evento, o envio atempado de convites é fundamental, pois permite saber com antecedência quantas pessoas irão

Fonte: Da redação

Se você se encontra a preparar um evento que irá juntar muitas pessoas, sejam elas da sua família ou do seu círculo de amizades, acaba de chegar ao local certo. Na altura de preparar um encontro celebratório, há sempre formas de tornar o trabalho de preparação muito mais fácil. Basta que tenha presentes algumas etapas que deverá seguir para que no final tudo corra sem percalços de maior.

Envie convites com muita antecedência

Depois de definir a data do evento, o envio atempado de convites é fundamental, pois permite saber com antecedência quantas pessoas irão comparecer. Na hora de elaborar os convites não necessita de recorrer a ajuda profissional. Há recursos para todo o tipo de eventos, como por exemplo um Baptizado ou uma Primeira Comunhão. Se quiser fazer convites comunhão online grátis poderá usar livremente um dos modelos disponíveis.

Outro aspeto a ter em consideração nesta etapa é a temática do seu evento. Por exemplo, caso se trate de uma celebração com uma temática relacionada com a natureza, deverá aplicar essa temática no design dos seus convites, pois assim os seus convidados já ficarão com uma ideia de qual será a indumentária mais apropriada para o evento.

Decore em harmonia com o tema da festa

A decoração do espaço de festa deverá ser feita em harmonia com a temática que escolheu para a sua celebração ou com a solenidade do evento. Na decoração do seu espaço deverá ter em conta dois elementos centrais: o mobiliário e os pormenores decorativos. Se é verdade que o mobiliário não dispõe de muita margem de manobra, os pormenores decorativos poderão fazer enorme diferença.

Os balões são elementos que se adequam a qualquer tipo de celebração: coloridos para um aniversário, pretos para um evento cerimonioso, dourados e brancos para uma celebração marcante, como um baptizado ou casamento.

Há ainda outros pequenos elementos decorativos que por vezes desvalorizamos, mas que são deveras importantes pois é nos pormenores que reside o segredo para um evento bem planeado. São disso exemplos os menus das refeições, os quais deverão também ser ilustrados em harmonia com o tipo de evento a organizar.

Defina a ementa com cuidados redobrados

A propósito das refeições, a elaboração da ementa deverá levar em conta várias precauções. Um menu adequado tem em consideração as idades, escolhas alimentares e necessidades específicas dos convidados, antecipando, por exemplo, que poderá haver convidados alérgicos a determinados alimentos. Para este efeito, deverá pedir essa informação previamente aos participantes.

Igualmente não deverá esquecer as opções alimentares, desde o vegetarianismo ou o veganismo, bem como restrições dietéticas que certas pessoas possam ter por motivos de saúde. Por último, se os convidados forem de idades diferenciadas, tenha em consideração que os gostos na infância são muito distintos da terceira idade.

Uma vez que comida e bebida podem ser digeridos rapidamente por metabolismos mais eficazes, tenha em atenção a necessidade de disponibilizar instalações sanitárias, as quais deverão ser do tipo portátil no caso de se tratar de um evento realizado no exterior ou num espaço público.

Mantenha os convidados animados

Depois dos momentos altos do evento, não deixe que se instale o aborrecimento nos seus convidados. Há várias formas de os manter fora das cadeiras. Poderá organizar uma ronda de discursos planejados previamente em que cada convidado profere algumas palavras a respeito da pessoa ou pessoas para quem o evento é dirigido.

Considere ainda criar um espaço lateral e mais recatado com algum atrativo adicional para o evento, por exemplo, uma exposição fotográfica a respeito do motivo da celebração. Caso se trate de um matrimónio, porque não expor fotografias em grande formato dos noivos?

Será ainda muito interessante organizar entretenimento para as crianças, com jogos, espetáculos de teatro ou mesmo a presença de animadores que façam atividades de que as crianças gostem. Poderá inclusive disponibilizar equipamentos para crianças, como insufláveis ou trampolins.

Organize ainda um concurso imaginativo. Por exemplo, desafie os seus convidados a publicar nas redes sociais os momentos que mais os marcaram e deixe-os de seguida votar na publicação mais original. O vencedor poderá receber uma oferta especial – procure parceiros que patrocinem uma oferta especial para o seu evento em troca de algumas hashtags nas redes sociais.

Conclusões

Embora estas linhas gerais possam ajudar na organização de um evento, há aspetos logísticos que têm importância transversal, sendo mesmo decisivos quanto às possibilidades de que dispõe para enriquecer o seu projeto para aquele dia especial. Desde logo, o orçamento de que dispõe. Este elemento define quase tudo, mas não se esqueça que às vezes é possível fazer muito com pouco, bastando usar a criatividade.

Acima de tudo, faça um evento que seria memorável para se caso fosse apenas mais um convidado. Decerto que muitos dos participantes apreciarão o resultado do seu esforço e empenho.

Fechar