Criança encontra arma embaixo de cama e mata irmão com tiro acidental

Padrasto dos meninos, dono da arma, deve ser investigado por negligência.

Fonte: Redação / g1 Tocantins e TV Anhanguera

Uma tragédia se abateu sobre uma família na cidade de Dueré, região sul do Tocantins. A vítima foi um garoto de 12 anos, identificado como Luis Carlos de Oliveira Costa, que morreu após ser atingido por um tiro de carabina acidental, disparado pelo próprio irmão, de nove anos.

De acordo com a Polícia Civil, a criança pegou a arma de fogo do padrasto, que estava escondida embaixo de uma cama, e disparou acidentalmente. O caso ocorreu na fazenda da família, nessa quarta-feira (22).

A vítima teria repreendido o irmão quando o viu com a arma nas mãos. Os dois puxaram o revólver ao mesmo tempo e aconteceu o disparo, que atingiu Luis Carlos no tórax.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionado para socorrer o adolescente, e os familiares encontraram a ambulância no caminho da cidade. Os socorristas tentaram reanimar o garoto, mas ele não resistiu à gravidade do ferimento.

A carabina de pressão é adaptada para munição calibre .22. A Polícia Civil informou que embora a situação configure homicídio culposo, quando não há intenção de matar, trata-se de uma fatalidade e a criança não responderá pelo fato, pois é menor de 12 anos.

O procedimento adotado para o caso é a abertura de um inquérito policial para apurar o crime de omissão de cautela por parte do padrasto, que corresponde a deixar a arma acessível a menores de 18 anos, conforme previsto no Estatuto do Desarmamento.

A polícia afirmou que também vai solicitará à prefeitura de Dueré que designe profissionais para fazer o acompanhamento psicológico da criança de nove anos e sua família.

Fechar