Canal danificado da Lagoa da Jansen receberá recuperação estrutural

No início do mês de junho, foi verificado que o nível de água estava bem abaixo do normal, mesmo com o funcionamento das comportas.

Fonte: Redação/Assessoria

O Governo do Maranhão informou que o canal danificado da Lagoa da Jansen receberá uma recuperação estrutural, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

“Existem dois canais de ligação do mar com a lagoa. Nós estamos trabalhando no mais largo, que foi o que apresentou problemas. Por isso, é importante salientar que a Lagoa não vai secar, já que existe esse outro canal de ligação. Vamos permanecer com o trabalho de abertura e fechamento das comportas para que a água entre na lagoa e, o mais importante, não escape”, explicou o secretário adjunto de Gestão de Obras Civis, Fabiano Junqueira.

Para que a equipe de engenharia da Sinfra consiga realizar a manutenção dentro do canal, foi instalada uma ensecadeira, que é uma barreira física com sacos de areia, que impede a água de chegar ao local da obra. Quando a área estiver totalmente isolada e seca, os trabalhos de recuperação do canal, com o alinhamento e manutenção da estrutura, serão iniciados.

Após essa fase, vai ser instalada uma comporta, juntamente com a montagem e instalação de pórtico e talha de içamento dessa nova comporta, do lado do lago, para impedir a água de ficar dentro do canal e, assim, as equipes consigam trabalhar mesmo depois da retirada da ensecadeira.

Entenda o que aconteceu

No início do mês de junho, o Governo verificou que o nível de água na lagoa estava bem abaixo do normal, mesmo com o funcionamento do sistema de comportas. A partir disso, a Sinfra, prontamente, realizou um estudo para verificar a causa desse problema.

Foi identificado, então, um vazamento em um dos dois canais que ligam o mar à lagoa. Devido a isso, a água que entrava na lagoa estava fugindo e o nível de água diminuindo constantemente. Após essa identificação, o governador Carlos Brandão mobilizou, de imediato, equipes da Sinfra para realizarem os serviços de manutenção do canal danificado, que permanecem no local recuperando a estrutura.

Fechar