O futebol é um dos esportes mais populares no Brasil, são muitos os apaixonados por todos os cantos do país. Por isso, acaba chamando a atenção também das marcas que desejam estampar os uniformes dos clubes.
Existem vários times disputando campeonatos e para conseguir investir em bons jogadores e boa estrutura para os treinos, é necessário um orçamento grande. Mas então, como os clubes de futebol conseguem dinheiro para isso?
Os patrocínios oferecidos por empresas são a principal fonte de renda para investimento dos times. Por isso, quanto maior o valor pago pelas marcas, mais chances o clube tem de se desenvolver nas competições.
No passado, era muito comum ver marcas como Petrobras, Coca Cola e as casas de apostas (lotéricas) da Caixa Econômica Federal nas principais camisas do país. Mas isso mudou. Você quer saber quais são os maiores patrocinadores do futebol brasileiro? Continue a leitura e conheça as empresas que mais pagam para representar os times.
Crefisa
O primeiro patrocinador citado não poderia ser outro a não ser o maior patrocinador da América Latina. Isso mesmo, a Crefisa recebe esse título devido ao valor pago ao clube Palmeiras, que chega a 80 milhões de reais por ano.
Porém, esse valor tão alto tem uma justificativa: a marca exige exclusividade de patrocínio ao time. Ou seja, apenas a Crefisa e suas parceiras podem ser representadas no uniforme do clube paulista.
Banco BRB
O banco BRB (Banco de Brasília), é o patrocinador master do Flamengo, um dos maiores clubes de futebol no Brasil. Se você nunca reparou, agora vai passar a notar mais vezes a existência da logo da marca estampada na camisa do time.
E não se trata de qualquer patrocínio, é um dos maiores do país, rendendo cerca de 35 milhões de reais todos os anos ao rubro-negro carioca. O time pode faturar ainda mais com a possível abertura de capital do banco.
Neo Química
A Neo Química é uma empresa do ramo farmacêutico e também um dos grandes patrocinadores do país. O primeiro passo da marca foi comprar o estádio do Corinthians e depois se tornou o patrocinador do time.
O acordo rende cerca de 17 milhões de reais para o time por ano, isso fora as demais opções de faturamento que a empresa pode oferecer ao clube de futebol brasileiro.
Banco BMG
O banco BMG é um dos grandes patrocinadores do país, entre os principais times beneficiados estão o Vasco, o Atlético-MG e o Corinthians. O acordo entre os clubes acontece de forma semelhante.
A marca paga uma quantia fixa referente ao patrocínio que representa cerca de 8 milhões de reais por ano. Além disso, a empresa costuma abrir bancos com o nome dos times e dividir os lucros entre as partes.
SportBet.io
O mais novo patrocinador master do time São Paulo é a marca SportBet.io, um site de apostas para quem acompanha diferentes esportes e quer ganhar dinheiro fazendo palpites.
O acordo foi firmado em 2022 e deve render 24 milhões de reais por ano ao clube paulista até 2024, data estipulada em contrato. Embora o valor seja inferior a outros patrocinadores que o São Paulo já teve, é um dos maiores do país.
Betano
As empresas do segmento de apostas esportivas estão com tudo nos patrocínios, outro caso é a Betano. A marca fechou acordo recentemente com o clube Fluminense por duas temporadas, somando um valor de 16 milhões de reais.
Além do time carioca, a Betano é patrocinadora do Atlético-MG. Porém, o valor acordado com o clube mineiro é um pouco diferente, chegando a 10 milhões de reais por ano.
Banrisul
O Banrisul é um banco do Rio Grande do Sul e não à toa é patrocinador dos dois principais times gaúchos: Grêmio e Internacional. Para que não haja diferenciação entre os acordos com os dois clubes, ambos recebem o mesmo valor.
Esse valor para estampar o uniforme dos times rivais é de 13 milhões de reais por ano, se encaixando então na lista dos maiores patrocínios do futebol brasileiro.
Qual a importância dos patrocínios no futebol?
Para os clubes, conseguir um patrocínio de alto valor é extremamente importante para o investimento geral dos times. Afinal, é muito mais que estampar uma logo na camisa.
Além das decisões que envolvem o esporte, cuidar do marketing do time é fundamental nos dias de hoje. Por isso, é preciso uma quantia relevante de dinheiro todos os anos.
Porém, os torcedores cada vez mais querem se sentir representados pelos seus times de coração, então, na hora de aceitar o patrocínio de alguma marca é preciso checar quais são os valores que a empresa prioriza.
Mesmo depois de um contrato fechado, os profissionais responsáveis devem estar sempre acompanhando as questões que envolvem a marca patrocinadora. A fim de evitar polêmicas e problemas para o time.
Esperamos que você tenha curtido conhecer quais são os maiores patrocinadores do futebol no Brasil. São curiosidades que na verdade impactam e muito no desempenho dos clubes.