Anatel propõe padronizar entrada de carregadores nos celulares

Seguindo União Europeia, agência brasileira quer adotar conector USB-C como padrão

Fonte: Da redação com Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma proposta para padronizar a entrada de carregadores nos celulares.

Com base em projeto da União Europeia, a agência brasileira pretende exigir a porta USB tipo C como padrão para todos os conectores de celular e carregador no país.

A proposta de ato normativo da Anatel está em consulta pública, o que significa que ainda não está valendo. No site da agência, a minuta de ato normativo receberá contribuições da sociedade até 26 de agosto.

‘Amplamente utilizada’

De acordo com comunicado da Anatel, a entrada USB-C foi escolhida para a proposta “por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais”.

A agência também argumentou que esse tipo de porta já tem uma normatização bem estabelecida e reconhecida internacionalmente.

A entrada está presente na maioria dos telefones Android lançados nos últimos anos. Porém, o projeto europeu enfrenta resistência da Apple, que utiliza a tecnologia Lightning nos iPhones.

Além de citar os planos da União Europeia, o comunicado da Anatel também menciona uma solicitação de parlamentares dos Estados Unidos ao departamento de comércio do país para que a entrada USB-C também seja adotada como padrão.

No comunicado, a agência afirmou que a área técnica avaliou o tema e recomendou adotar uma abordagem semelhante à da Europa.

Fechar