As plataformas mais importantes do namoro online

Hoje muitos dizem que vivemos na era de ouro do namoro online e é difícil argumentar contra isso

Fonte: Da redação

Hoje muitos dizem que vivemos na era de ouro do namoro online e é difícil argumentar contra isso. Os maiores “players” da indústria de namoro continuam crescendo rapidamente e a própria indústria de namoro gera cada vez mais dinheiro a cada ano que passa. Para maior claridade sobre esse crescimento, podemos olhar para estatísticas sobre a renda dos serviços de namoro no mundo nos últimos cinco anos, de acordo com o BusinessOfApps:

  • 2017 — 1,75 bilhões de dólares.
  • 2018 — 2,38 bilhões de dólares.
  • 2019 — 2,97 bilhões de dólares.
  • 2020 — 3,82 bilhões de dólares.
  • 2021 — 5,61 bilhões de dólares.   

Estamos em 2022 na altura de publicação deste artigo, mas já sabemos que estes números serão ultrapassados.

Hoje, existem cerca de 8.000 sites de encontros no mundo. Entre eles, há grandes empresas, famosas em todo o mundo, bem como sites de nicho com um público muito pequeno. É lógico que os serviços mais populares apresentaram as maiores taxas de crescimento. Queremos falar sobre eles a seguir.

O aumento da popularidade dos serviços de namoro durante a pandemia e suas perspectivas para o futuro

Para entender melhor o quanto o interesse em serviços de namoro cresceu durante a pandemia Covid-19, basta olhar para as estatísticas de serviços como Tinder, Badoo, Bumble, Happn e Plenty of Fish durante o ano de 2020:

  • Instalações de aplicativos: +4%
  • Gastos dos usuários com serviços e recursos pagos: +15%
  • Crescimento do número de mensagens enviadas: de 10% a 25% dependendo do país     

Os grandes “players” da indústria de namoro estão vivendo um crescimento de usuários sem precedentes e, é claro, sites menos conhecidos também notam um aumento significativo, embora não tão grande. Sem surpresa, o público mais ativo é registrado nos países onde as restrições de pandemia foram mais severas, principalmente na Itália, Espanha, Estados Unidos da América, em parte na China. Isso é lógico, pois quantas menos oportunidades uma pessoa tem de manter conexões sociais offline, mais ativamente ela as procura na Web.

Ponto-chave: muitos sites de namoro são apenas duplicatas

Como já referimos, existem mais de oito mil sites e aplicativos de dating no mundo. Mas esta figura é, em parte, uma manipulação. Se aprofundarmos a análise e olharmos serviços específicos, veremos que muitos dos sites são semelhantes, mas em uma embalagem diferente.

Quando você usa vários sites de namoro, é possível que tenha essa ilusão de escolha e variedade. O fato é que hoje não existem quase nenhuns sites de namoro completamente autossuficientes e independentes. Os serviços mais populares fazem parte de grandes corporações. Aqui estão apenas alguns exemplos:

  • Match Group Corporation: Tinder, Hinge, POF, OkCupid, Plenty of Fish e muitos mais.
  • Grupo de Empresas Spark: eDarling, Zoosk, SilverSingles, EliteSingles, Christian Mingle.
  • Badoo, Bumble e Fruitz também são projetos parceiros que estão sendo trabalhados pelos mesmos desenvolvedores.  

É fácil ver por que grandes corporações da indústria de namoro na web adotaram essa abordagem. Com essa estratégia, elas aumentam a sua capacidade de atrair usuários e lotam os concorrentes. Por exemplo, uma pessoa usa o Tinder há muito tempo e vê que o site já não lhe dá nenhuma perspectiva especial. Ele procura uma alternativa e escolhe, por exemplo, o Hinge, achando que é um site completamente diferente, com públicos e algoritmos diferentes. Mas, na realidade, os sites acabam por ser muito semelhantes e o próprio usuário continua pagando para a mesma corporação, o Match Group.

Se você realmente quer encontrar uma alternativa para um site de namoro que não está funcionando, aconselhamos você a mudar o formato de comunicação. Por exemplo, mude para bate-papos por vídeo aleatórios. Esses sites, por norma, são mais independentes e não pertencem a grandes corporações. Mas, o mais importante é que a mecânica de encontros aqui é completamente diferente.

Omegle e companhia: boas alternativas para sites e aplicativos de namoro

O Omegle é um dos mais antigos e populares bate-papos por vídeo aleatório do mundo. Durante a pandemia, o número de usuários do site aumentou entre duas a três vezes. Se, em 2019, o site registrava entre 10 a 15 mil usuários online em cada momento, em 2021-2022, esse número cresceu para 30 mil ou mais.

As alternativas ao Omegle também mostraram taxas de crescimento rápidas:

  • Chatroulette — a alternativa mais próxima ao Omegle, que foi outra das pioneiras entre os bate-papos por vídeo. O site tem sofrido com excesso de bots, trolls da internet e exibicionistas mas, em 2020, os desenvolvimentores assumiram seriamente o objetivo de modernizar a plataforma. Foi introduzido um sistema de inteligência artificial com a tarefa de detectar e banir todos os infratores das regras de uso do Chatroulette. A IA funciona bem, mas os usuários ainda têm bastantes cautelas usando o Chatroulette.
  • OmegleBrasil.com — um bate-papo rápido e fácil de usar na webcam e um tesouro real para quem precisa de uma alternativa ao Omegle com um filtro de gênero que funciona. O truque é que todas as garotas, quando se registram no Omegle Brasil, devem verificar as informações de sua conta. Depois, o sistema conecta homens apenas com mulheres verificadas. Por isso, esqueça perfis falsos e bots, que ainda são um problema no Omegle e no Chatroulette.
  • Chatrandom — outra boa alternativa ao Omegle que tem uma característica importante. Esta plataforma oferece salas de bate-papo temáticas com diferentes assuntos, onde os usuários podem se comunicar em grupo. O Chatrandom também tem um filtro de gênero, mas ele é menos eficaz que o filtro do Omegle Brasil. Importa também realçar que o Omegle e o Chatroulette, a propósito não oferecem nenhum filtro de gênero.

O grande interesse em bate-papos aleatórios por vídeo apareceu durante a pandemia, embora este formato não seja novo. As primeiras roletas aleatórias apareceram em 2009 mas o seu auge aconteceu agora.

Em muitos aspectos, bate-papos por vídeo aleatórios são ainda melhores do que sites e aplicativos clássicos de namoro. Por exemplo, eles poupam bastante tempo e não coletam quase nenhum dos seus dados, proporcionando assim mais segurança. Além disso, os bate-papos por vídeo são mais fáceis de aprender a usar e são adequados até mesmo para aquelas pessoas que não são muito boas em tecnologia, mas querem conhecer novas pessoas.

Resumindo: a indústria de relacionamentos online continuará a ser modernizada

Com toda a certeza, os maiores “players” da indústria de namoro irão continuar a melhorar seu sistema e serviços. É quase impossível fazê-los parar agora, mesmo que apareçam outros projetos interessantes e incomuns. Mas isso não quer dizer que esses novos projetos não possam triunfar.

Regularmente aparecem startups nesse nicho de mercado e alguns projetos se tornam muito bem sucedidos. Embora ainda seja difícil competir com o Tinder ou Omegle, o público ainda é grande. Não acreditamos que no prazo de um a três anos, algum novo projeto consiga destronar os líderes do mercado, mas em quatro ou cinco anos, isso será possível.

Finalmente, queremos dar o conselho a que dê uma olhada atenta nas alternativas ao Tinder e Omegle. Em muitos aspectos, essas plataformas já são muito melhores e, no futuro, elas serão capazes de mudar radicalmente o formato do namoro online.

Mas, escolha o que escolher, desejamos muitos encontros incríveis e sucesso no seu namoro online. O mundo é muito maior do que parece. Você só precisa dar um passo à frente para vê-lo!

Fechar