Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Cota única e primeira parcela do IPTU vencem na segunda-feira, 11

O lançamento do imposto é totalmente digital e o contribuinte tem acesso ao boleto pela internet.

Contribuintes podem pagar cota única ou primeira parcela do IPTU 2022 até segunda-feira (Foto: Divulgação)

O vencimento da cota única e da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2022, está previsto para a próxima segunda-feira (11), de acordo com a Prefeitura de São Luís. Este ano, o lançamento do imposto é totalmente digital e o contribuinte tem acesso ao boleto pela internet, no site do IPTU 2022, no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br/iptu2022. Para emitir a guia, é necessário apenas o CPF do proprietário do imóvel ou a inscrição imobiliária.

Assim como o lançamento, o atendimento também é totalmente on-line, através de aplicativo de mensagens e também por e-mail, o que torna o processo mais célere. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), disponibilizou diversos contatos de WhatsApp para o contribuinte. O cidadão que tiver dificuldades para emissão pela internet, poderá também, se deslocar até uma das seis unidades de atendimento da Semfaz espalhadas por São Luís e solicitar a emissão da guia para pagamento do IPTU 2022.

“O contribuinte, em poucos passos, consegue emitir seu IPTU pelo site da Semfaz e, se preferir, apenas enviando uma mensagem para o atendimento, ele rapidamente recebe sua guia. Assim acontece com o atendimento presencial, em poucos minutos, o contribuinte recebe sua guia e pode efetuar o pagamento do imposto. Nossas equipes estão trabalhando para entregar o melhor aos nossos contribuintes”, afirmou o secretário municipal da Fazenda, José Azzolini.

As guias do IPTU 2022 poderão ser pagas no Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú. Os contribuintes deverão estar atentos às regras expressas no boleto sobre formas de pagamento.

Benefícios

Além do habitual desconto de 15% para pagamentos em cota única do IPTU e a possibilidade de parcelamento em até seis vezes, com parcelas previstas para o quinto dia útil de cada mês, este ano, a Prefeitura de São Luís, deu um desconto maior para os contribuintes que fizeram a atualização cadastral até o dia 30 de maio.

Estes terão desconto de 20% para pagamentos à vista até o dia 11 de julho. Já aqueles que fizeram a atualização e optarem pelo parcelamento do imposto, garantirão 5% de desconto em cada parcela do IPTU 2022.

Atendimento

O contribuinte com dúvidas, dificuldades para emissão de guias ou verificação de débitos anteriores e até mesmo recuperação de dados para o acesso ao sistema, deverá entrar em contato com a Central que está disponibilizando diversos contatos de WhatsApp e e-mail.

Os contatos disponíveis são (WhatsApp e/ou e-mail): (98) 99145-5139; (98) 99147-0109; (98) 99204-5871; (98) 99190-6144. E-mail: [email protected]

Postos de Atendimento

A Semfaz, atualmente, conta com seis postos de atendimento ao contribuinte, localizados em pontos estratégicos da cidade e que funcionam em horário estendido e também aos fins de semana.

Nas unidades de atendimento presencial, os contribuintes têm a opção de emitir as guias de pagamento do IPTU 2022, outras demandas são respondidas apenas pelos canais de atendimento on-line – WhatsApp e e-mail.

Saiba Mais

Setor de Atendimento da Semfaz (Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Viva Cidadão (Shopping da Ilha) – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório)

De segunda-feira a sábado, das 9h às 21h

Viva Cidadão (Golden Shopping) – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório)

De terça-feira a sábado, das 9h às 21h

Viva Cidadão (Shopping Passeio – Cohatrac) – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório)

De terça-feira a sábado, das 9h às 21h

Centro de Apoio ao Trabalhador (Cohab)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Terminal de Integração do São Cristóvão – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório)

De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Carregando