A Unidade de Acolhimento Adulto Estadual promoveu nessa quinta-feira, 7, uma atividade extramuros e levou seus acolhidos a um tour no Centro Cultural Vale Maranhão-CCVM. A ação faz parte do cronograma das atividades Terapêuticas Ocupacionais, de cunho sociocultural para apreciação de exposição artística.

A Terapeuta Ocupacional Dácia Almeida destacou a iniciativa da UA: “Atividades desse cunho otimizam o autoprotagonismo do acolhido frente à sociedade, à família e ao seu eu biopsicossocial, na busca pelo entendimento de cidadania coletivo-ética. Eles podem, desta forma, vivenciar atitudes de participação ativa no processo do seu próprio desenvolvimento, seja social ou cultural”, frisou.
Para a coordenadora da unidade, Enfermeira Daiane Oliveira, a atividade extramuros auxilia na recuperação do acolhido: “Somado a essa logística, a equipe investiga, organiza, modula, discute em laboratório multidisciplinar estudos de casos para melhoria dos serviços em saúde mental e psiquiatria oferecidos pela UA”, afirmou.

A Unidade de Acolhimento Adulto é uma instituição pública ligada ao CAPS Ad que presta serviços para pessoas em estado de vulnerabilidade social e familiar em decorrência de uso abusivo de álcool e outras drogas. O tratamento, além de terapêutico, é medicamentoso.
Gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), a Unidade de Acolhimento Estadual está instalada na Rua dos Acapus, nº 24, quadra 77 – Jardim Renascença I.