UFMA e Escola de Cinema do IEMA promovem semana de diálogos

Programação é uma prévia do Festival Guarnicê de Cinema, que ocorre de 23 a 30 de junho

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – Grandes nomes do audiovisual maranhense participarão da Semana de Diálogos sobre Atuação para o Cinema. Batizado de ‘’Na Frente da Câmera’’, o evento é promovido pela Escola de Cinema do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (DAC-PROEC-UFMA) e Festival Guarnicê de Cinema.

Os encontros ocorrem de 11 a 14 de julho, sempre das 14h às 17h30, no Cineteatro Aldo Leite, localizado no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782). A programação conta com artistas como Murilo Santos, Ione Coelho, Áurea Maranhão, Auro Juriciê, Gisele Vasconcelos e Ruan do Vale. A participação é gratuita e pode ser assegurada por meio de inscrição realizada presencialmente na Escola de Cinema, com endereço na Rua Portugal, 221, Praia Grande.

A Diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Rosélis Barbosa Câmara, destaca que a parceria com a Escola de Cinema do IEMA “fortalece o audiovisual maranhense e contribui com a formação de dezenas de pessoas’’. A professora reitera que “a programação realizada no Palacete Gentil Braga servirá como uma prévia para o Festival Guarnicê de Cinema, que será realizado de 23 a 30 de setembro, com programação presencial e virtual’’.

Mônica Rodrigues, gestora da Escola de Cinema do IEMA, afirma que a instituição percebeu a importância de falar sobre atuação para o cinema, “campo que vem se expandindo em nossa cidade, com um continuo crescimento de realizações audiovisuais’’. Ainda de acordo com Mônica, o objetivo do evento “é a troca de experiência entre gerações distintas de atores, atrizes e empreendedores da profissão’’.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (11 de julho)

Tema: ‘’Pioneirismo: o Maranhão na Atuação em Cinema’’.

Com Murilo Santos, fotógrafo, cineasta, arte/educador e professor da Universidade Federal do Maranhão, e Ione Coelho, atriz, produtora e diretora de cinema.

Terça-feira (12 de julho)

Tema: ‘’Século XXI: Onde Estamos na Atuação em Cinema? ’’.

Com Áurea Maranhão, atriz, e Auro Juriciê, ator.

Quarta-feira (13 de julho)

Tema: ‘’Empreendedorismo: Novos Horizontes na Atuação em Cinema’’.

Com: Gisele Vasconcelos, atriz e professora do Departamento de Artes Cênicas da UFMA, e Ruan do Vale, ator e produtor cultural.

Quinta-feira (14 de julho)

Tema: Mercado: a Carreira dos Alunos da Escola de Cinema na Atuação Audiovisual

Com: Nádia D’Cássia, técnica em cinema pelo IEMA – Escola de Cinema e atriz formada pela CACEM; Rayssa Baima, cursou atuação para cinema no IEMA – Escola de Cinema e é atriz, diretora e estudante de licenciatura em teatro na UFMA; Wenderson Abreu, ator. Atualmente cursa Atuação para Cinema no IEMA – Escola de Cinema; Maheus Khrystian, ator, produtor, roteirista e jornalista. Atualmente cursa Atuação para Cinema no IEMA – Escola de Cinema; Elza Gonçalves, formada em Artes Cênicas pelo CACEM. Atualmente cursa Direção de Arte no IEMA – Escola de Cinema.

Fechar