Maranhão amplia oferta da Vacina HPV para homens de até 45 anos

A vacina está disponível nos postos de vacinação municipais

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – No Maranhão, foi ampliada a faixa etária para a vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV4) na população masculina imunossuprimida. A partir de agora, homens de até 45 anos transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos ou vivendo com HIV/Aids já podem se vacinar, obedecendo o esquema tradicional de três doses.

De acordo com a chefe do Departamento de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Halice Figueiredo, antes da ampliação para esse público, a vacina HPV quadrivalente era ofertada para os homens imunossuprimidos de 9 a 26 anos.

Além de homens e mulheres imunossuprimidos de 9 a 45 anos, a vacina HPV quadrivalente também é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação do Adolescente para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina está disponível nos postos de vacinação municipais.

O risco de desenvolvimento de cânceres associados ao HPV é cerca de quatro vezes maior entre pessoas vivendo com HIV/Aids e transplantados do que na população sem a doença ou transplante.

A imunossupressão crônica é um dos principais fatores de risco para aquisição e persistência do HPV. Este também é um importante fator de risco para a progressão de lesões pré-cancerosas e neoplasias, especialmente em pessoas vivendo com HIV/Aids, transplantados de células tronco-hematopoiéticas e órgãos sólidos e indivíduos em tratamento para câncer, realizando radioterapia ou quimioterapia.

Fechar