Os jogadores de futebol brasileiros mais admirados na Europa

O futebol europeu é o mais competitivo no mundo, uma vez que, pelo alto poder econômico dos clubes de lá, os melhores jogadores da atualidade atuam no continente.

Fonte: Da redação

O futebol europeu é o mais competitivo no mundo, uma vez que, pelo alto poder econômico dos clubes de lá, os melhores jogadores da atualidade atuam no continente. Muitos deles são jogadores brasileiros que fazem sucesso nos clubes pelos quais atuam. Basta começar a jogar e o brasileiro se destaca naturalmente.

Não são poucos os atletas brasileiros que conquistaram o patamar de ídolo de algumas torcidas de times europeus. Careca, Juninho Pernambucano, Roberto Carlos, Ronaldo e Ronaldinho são apenas alguns dos nomes que são idolatrados por lá. 

Com a evolução do futebol, jogadores das mais diversas nacionalidades também passaram a se destacar, mas os brasileiros também continuam em alta. Listar os mais admirados na Europa não é tarefa fácil, mas acreditamos que estes cinco sejam os que mais se destacam na atualidade. 

Nascido em 1992 e revelado pelo Santos Futebol Clube, Neymar é considerado um dos maiores craques do futebol atual, mesmo envolvido em polêmicas e não realizando uma boa temporada. Neymar está jogando sua décima temporada europeia, está por lá desde 2013, foi destaque no Barcelona, clube no qual jogou ao lado das feras Messi e Suárez. Hoje joga no Paris Saint-Germain e no fim do ano tem mais uma grande chance de se tornar o maior do mundo, basta jogar seu futebol mágico na Copa do Qatar e conduzir o Brasil ao hexa. Ademais, Neymar terá a chance de superar Pelé como o maior artilheiro da seleção brasileira. A terceira Copa do craque, também pode ser a última, logo, é uma questão de honra jogá-la com excelência. 

Às vésperas de completar 22 anos, Vinícius Júnior foi eleito o melhor jogador brasileiro em atividade na Europa. Revelado pelo Flamengo, hoje é uma das principais estrelas do time do Real Madrid, onde joga ao lado do experiente Karim Benzema. Na temporada passada marcou 12 gols e fez 9 assistências em 25 jogos. Pelo bom desempenho, conquistou uma vaga nas convocações de Tite e é figura certa na Copa do Qatar. Muitos apostam que Vini seja o grande destaque do Brasil no Mundial.

Considerado um dos mais experientes jogadores brasileiros na Europa, Thiago Silva continua atuando em alto nível. O zagueiro de 37 anos, fez toda a sua base no Fluminense e jogou pelo Juventude em 2004, quando se transferiu para o Porto. Na Europa, desde então, o zagueiro  passou por times multicampeões como o Milan e Paris Saint-Germain e atualmente joga no Chelsea. Já participou de três edições da Copa do Mundo e, em algumas partidas, chegou a ser capitão do time. Como foi uma das principais peças do Chelsea na conquista da Champions League, o veterano jogador é um dos pilares do selecionado brasileiro.

Também revelado pelo Flamengo, Lucas Paquetá é outro jogador brasileiro que se destacou na última temporada europeia. Chegou à Europa para jogar no Milan, onde não teve bons resultados, e hoje vive sua melhor fase no Lyon. Com a camisa do Brasil, Paquetá ainda deseja fazer história. Em 2018, ele foi um dos escolhidos para fazer parte da lista de 12 suplentes chamados pelo técnico da seleção brasileira, Tite, para a disputa da Copa do Mundo de 2018, sendo o mais novo dentre os 35 convocados. Em 2018, atuando pelo Flamengo, recebeu o Troféu Bola de Prata da ESPN, o Troféu Mesa Redonda, da TV Gazeta, e o Prêmio Craque do Brasileirão, da CBF e GloboEsporte.com, ambos como melhor meia do Campeonato Brasileiro daquele ano. Paquetá vem se firmando como titular na seleção e há muito deixou de ser promessa para se tornar realidade.

Casemiro é mais um jogador com muita experiência e que continua jogando em alto nível. Com 30 anos de idade, foi revelado pelo São Paulo e está há dez temporadas no futebol europeu, e com exceção da temporada 2014/2015, quando atuou pelo Porto, todas as outras jogou pelo Real Madrid. O volante foi para a Copa de 2018 e participou de três edições da Copa América. Além de ser um excelente pilar defensivo para a equipe, Casemiro também gosta de fazer gols, foi o vice-artilheiro do Real na última temporada.

Esses são apenas alguns nomes que estão se destacando em campeonatos do velho continente. Muitos outros brasileiros merecem ser citados, a exemplo de Gabriel Jesus, Rodrygo, Richarlison e Antony. Com a alta competitividade dos campeonatos de lá, os atletas conseguem alcançar também seu mais alto nível de futebol. A Copa do Qatar promete ser palco para o desfile da qualidade técnica dos jogadores brasileiros que, certamente, farão questão de conquistá-la.

Fechar