Anvisa manda recolher potes de sorvete contaminados com substância cancerígena

A Anvisa orienta que quem adquiriu o sorvete dos lotes com a validade citada, não consuma o produto

Fonte: Da redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento  de lotes do sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs, com validade entre 7 de julho de 2022 e 18 de julho de 2023, vendidos em pote cartonado de 415 gramas.

Segundo a Anvisa, os lotes em questão são importados da França e estão sendo recolhidos a nível global após ser constatado a presença da substância 2-cloroetanol (2-CE) presente em um dos ingredientes usados para conferir ao produto o sabor de baunilha. O 2-CE é uma substância produzida a partir da degradação do óxido de etileno (ETO), um componente que tem potencial de causar câncer, provocar danos à células humanas e alterações no material genético.

“Pelas informações científicas disponíveis, não é possível descartar a genotoxicidade do 2-CE, substância decorrente da degradação do ETO e que foi detectada nesses lotes específicos de sorvete”, informou a agência reguladora.

A Anvisa orienta que quem adquiriu o sorvete dos lotes com a validade citada, não consuma o produto, guarde a embalagem e entre em contato com a General Mills para soliticar a troca ou reembolso.

A Agência informa, ainda, que Não foram impostas restrições de comercialização e uso dos outros sabores de sorvetes Häagen-Dazs.

Fechar