Realizado na Praia Grande, arraial do trabalhador oferece vagas de emprego e diversas ações sociais

Articulado por várias secretarias, evento teve como objetivo fornecer serviços para a garantia da dignidade aos mais vulneráveis.

Fonte: Luciene Vieira

Nessa sexta-feira (15), a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), por meio do Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), realizou o “Mega Arraiá do Trabalhador”. O objetivo foi o de promover serviços e ações sociais para os trabalhadores da Região Metropolitana de São Luís.

A secretária da Setres, Lília Raquel, afirmou que a ação realizada foi articulada entre várias secretarias do governo do Estado. “São serviços que trazem a garantia dessas comunidades mais vulneráveis serem beneficiadas com atendimentos na área da saúde, a exemplo da vacina contra a Covid-19. São vários serviços também que a Defensoria Pública vai prestar para a nossa população, como agendamentos para divórcios e casamentos. Há também ações na área da empregabilidade, por meio do Sine”, informou.

Para se cadastrar no Sine, e desta forma concorrer a uma vaga de emprego, Lília Raquel disse que era preciso apenas aguardar na tenda do evento o atendimento. “Dependendo das habilidades destas pessoas, elas podem sair com a carta de indicação. É uma mega ação e nós denominamos de ‘Mega Arraiá do Trabalhador’, que dialoga com as dificuldades dos trabalhadores maranhenses”, destacou Lília Raquel.

A titular da Setres informou que o evento foi apenas ontem, mas não houve estimativa de público. Independentemente da quantidade de atendimento, as ações estariam disponíveis até o fim da tarde.

“Não mensuramos números de atendimento, pois entendemos que precisamos atender ao máximo possível de pessoas. Até às 17h estaremos disponíveis, mas se tivermos que entrar pela noite, entraremos”, frisou Lília Raquel.

O Mega Arraiá do Trabalhador ofereceu toda uma estrutura de serviços gratuitos, por meio de parcerias com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Shopping da Criança, Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DetranMA), Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), dentre outras entidades e órgãos.

As parcerias foram firmadas, também, com as Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), Saúde (SES), Desenvolvimento Social (Sedes), Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) e a da Mulher (Semu).

No local, a população teve acesso a serviços como vacinação contra a Gripe Influenza e Covid-19, emissão de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho Digital, renovação e 2ª via de CNH, atendimento jurídico da Carreta da DPE-MA, IPVA, parcelamento de ICMS, regularização de empresas, além da comercialização de produtos da agricultura familiar e da economia solidária.

O evento também presenteou o público com atrações culturais e bandas. Na programação, o Boi da Lua, Fabrício Costa e orquestra folclórica, Forró Top Xote, Cacuriá da Dona Teté, Tereza Canto, Boi de Maracanã e Thaty Estrela.

ATENDIMENTOS

“Eu aproveitei para vir me vacinar contra o coronavírus”, informou Maria Helena Mendes Pinheiro.

“Eu vim tomar doses de vacina contra a Covid-19 e a H1N1, pois sou artesão e estou sempre em contato com o público, preciso me imunizar”, declarou Thyago Rodrigues.

“Viemos à procura de emprego, meu sobrinho, meu esposo e eu. Nem que seja de serviços gerais, o que eu preciso é de um emprego para arcar com as minhas responsabilidades”, disse Alexandra Ribeiro.

“Eu quero ajudar com as despesas de casa, ter uma ocupação, enquanto estou de férias”, declarou o estudante João Lucas de Sousa.

Fechar