São Luís inicia vacinação contra a Covid em crianças de de 3 a 5 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da vacina Coronavac na última quarta

Fonte: Da redação

SÃO LUÍS – A capital maranhense inicia, nesta segunda-feira (18), a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 a 5 anos. A imunização irá ser feita com a vacina CoronaVac.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da vacina Coronavac na última quarta-feira (13), após reunião da diretoria colegiada. Dois dias depois, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a Pasta deu aval para a decisão e que irá iniciar a distribuição.

Antes, a Coronavac era aplicada em crianças acima de 6 anos e que não tinham comorbidades. Agora, o imunizante será oferecido para brasileiros com 3 a 5 anos, em duas doses com intervalo de 28 dias.

Pesquisadores defenderam, na Anvisa, que o imunizante se mostrou seguro e eficaz contra a Covid-19 nessa faixa etária. Rafaella Fortini, pesquisador do Instituto René Rachou, estrutura da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Minas Gerais, defendeu a aplicação.

“Vemos que as crianças desenvolvem uma resposta mais robusta do que os adultos e os idosos”, disse.

Na mesma tendência, Valéria Valim, professora de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenadora de um estudo sobre o tema, declarou que a vacina reduz a internação de crianças.

Segundo a médica, estudos mostram que a Coronavac é tão eficaz nesta faixa etária como em crianças acima de 5 anos.

Gustavo Mendes, gerente de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas da Anvisa, indicou que o esquema vacinal seja de duas doses com intervalo de 28 dias.

Fechar