SÃO LUÍS – Começa hoje (18) a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 180 mil futuros recenseadores convocados pelo IBGE. O treinamento acontece em cerca de 5 mil locais de treinamento e 10 mil salas de aula espalhadas por todos os estados do país. O período de aprendizado terá carga horária de oito horas e durará cinco dias, se encerrando na sexta-feira (22). A exceção fica para os recenseadores que coletarão dados dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), como indígenas e quilombolas, que terão mais um dia de capacitação, segunda-feira (25).
No Maranhão, 5.156 recenseadores serão treinados por 540 instrutores, e aproximadamente 100 observadores, todos servidores do IBGE. No total, serão 303 salas de treinamento, em 212 municípios do estado. Na capital São Luís, 844 recenseadores receberão o treinamento em dois locais distintos, totalizando 26 salas reservadas para a capacitação.
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Sua jornada de trabalho mínima deve ser de 25 horas semanais. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao serviço e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.
Locais de treinamento
Em São Luís, a capacitação se dará em dois locais históricos e tradicionais da cidade. Parte das turmas será comportada no Liceu Maranhense, primeiro colégio público de ensino secundário do Maranhão, fundado em 1838, situado na rua Urbano Santos, Centro. O outro local será a Escola Modelo Benedito Leite, segunda escola mais antiga da capital, em atividade desde 1900, localizada na Praça Antônio Lobo, ao lado da Igreja Santo Antônio, também no centro da cidade.