IBGE inicia treinamento de 5 mil recenseadores para a coleta do Censo no Maranhão

O período de aprendizado terá carga horária de oito horas e durará cinco dias, se encerrando na sexta-feira (22)

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – Começa hoje (18) a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 180 mil futuros recenseadores convocados pelo IBGE. O treinamento acontece em cerca de 5 mil locais de treinamento e 10 mil salas de aula espalhadas por todos os estados do país. O período de aprendizado terá carga horária de oito horas e durará cinco dias, se encerrando na sexta-feira (22). A exceção fica para os recenseadores que coletarão dados dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), como indígenas e quilombolas, que terão mais um dia de capacitação, segunda-feira (25).

No Maranhão, 5.156 recenseadores serão treinados por 540 instrutores, e aproximadamente 100 observadores, todos servidores do IBGE. No total, serão 303 salas de treinamento, em 212 municípios do estado. Na capital São Luís, 844 recenseadores receberão o treinamento em dois locais distintos, totalizando 26 salas reservadas para a capacitação.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Sua jornada de trabalho mínima deve ser de 25 horas semanais. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao serviço e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.

Locais de treinamento

Em São Luís, a capacitação se dará em dois locais históricos e tradicionais da cidade. Parte das turmas será comportada no Liceu Maranhense, primeiro colégio público de ensino secundário do Maranhão, fundado em 1838, situado na rua Urbano Santos, Centro. O outro local será a Escola Modelo Benedito Leite, segunda escola mais antiga da capital, em atividade desde 1900, localizada na Praça Antônio Lobo, ao lado da Igreja Santo Antônio, também no centro da cidade.

Fechar