Hemomar está com estoque baixo de bolsas de sangue e incentiva doações

Em São Luís, a sede do Hemomar fica localizada no bairro da Jordoa

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) apresenta estoque crítico de bolsas de sangue. De acordo com relatório da unidade, somente dois tipos sanguíneos estão com os estoques relativamente seguros: A- e B-. Os demais tipos de sangue (A+, B-, AB+, AB-, O+ e O-) apresentam estoque crítico.

O Hemomar mantém constantemente uma rotina de ações para manutenção e aumento do fluxo de captações no intuito de garantir a ampla oferta de hemocomponentes às unidades de saúde no Maranhão. Apesar disso, os estoques da instituição operam com níveis críticos para todos os tipos sanguíneos.

Critérios para doação

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios.

As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h. Em São Luís, a sede do Hemomar fica localizada no bairro da Jordoa.

Fechar