Encontros pela valorização da Enfermagem acontecem em São Luís

Os eventos são realizados no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Fonte: Luciene Vieira

Desde essa terça-feira (26), até a próxima sexta-feira (29), acontecem o 18° Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 15° Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem no modelo híbrido, em São Luís. Os eventos são realizados no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), localizada na Avenida dos Portugueses.

De acordo com a professora Rosilda Silva Dias, que é vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-MA), nessa terça-feira, ocorreram as reuniões da Rede de Estudos e Tecnologias Educacionais (Rete).

“Também, tivemos a reunião da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem. Houve reunião ainda do Departamento Científico de Enfermagem e Gerontologia. Mais, o Terceiro Encontro de Escolas, e curso de formação técnica e enfermagem. Além de tudo isso, houve nessa terça, uma discussão de estratégias para o controle da hanseníase”, informou Rosilda sobre a programação de ontem.

Segundo Rosilda, as reuniões ocorreram com participantes que são pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de enfermagem. No período da tarde, existiram minicursos, mais reuniões, e o Encontro Nacional das Licenciaturas em Enfermagem. Algumas ações foram realizadas no formato híbrido.

Em relação aos profissionais, Rosilda disse que os palestrantes são pesquisadores renomados do Brasil e também de Portugal. Nesta quarta-feira (27), conforme a vice-presidente da Aben, haverá a abertura ao público em geral.

“Tivemos hoje (ontem), um dia para os profissionais e estudantes da área. Amanhã (hoje), é um momento muito forte, onde a enfermagem demonstra o seu comprometimento com a vida do país, com a vida das pessoas, e com a organização da nossa sociedade, numa perspectiva de ter uma inclusão de todos no nosso sistema único de saúde”, informou Rosilda.

MELHORIAS

De acordo com Rosilda, eventos como estes trazem melhorias para a Enfermagem. “São nestes encontros que a gente humaniza, faz uma homogeneização do debate, assim como das ações a serem implementadas por toda a Associação Brasileira de enfermagem, em todo o Brasil”, frisou.

DESAFIO

“Nosso desafio é fazer com que a profissão tenha a valorização de vida com a formação de qualidade e com as condições de trabalho, que assegurem o cuidado resolutivo. A Enfermagem tem como grande experiência fazer a educação das pessoas, para que elas aprendam a ter seus autocuidados efetivos. Então, esse é um desafio. Para isso, a gente precisa garantir jornada de trabalho ao piso salarial”, declarou Rosilda.

Fechar