Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Dia dos Pais: Roupas são a preferência, mas relógios crescem entre as opções de presente

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto

(Foto: Ilustração)

SÃO LUÍS – A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais em São Luís mostra que em 2022 a data deve ser comemorada com direito a presentes tradicionalmente conhecidos por agradar aos diversos gostos. Na lista de preferências dos consumidores, os itens de vestuário e acessórios aparecem como a principal escolha para presentear, apontada por 46,1% do público entrevistado.

Esta opção tem sido a preferência número 1 para presentear os pais ludovicenses desde 2011, quando a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) realizou a primeira pesquisa para a data comemorativa. Em comparação ao último levantamento apurado em 2018, as roupas e acessórios lideram as intenções de compras com uma alta de +60,6%, uma vez que naquele ano, esta era a primeira opção para 28,7% dos consumidores.

Outros dois itens de uso pessoal fecham o tripé de artigos queridinhos para agradar no Dia dos Pais. Os calçados aparecem na segunda colocação com 14,5% das intenções de compra, o que representa uma redução de -41,1% em relação a 2018. Os itens de perfumaria e cosméticos fecham a lista dos três principais produtos, com a fatia de 11,1% da preferência. Este percentual mostra uma queda de -52,9% no comparativo com a pesquisa anterior, incentivada pela maior concentração de consumidores que, neste momento, devem comprar peças de vestuário mais fortemente.

Relógios digitais

Na lista de intenções de compras para o Dia dos Pais este ano, os relógios aparecem mais bem-posicionados no ranking de presentes, agradando ao gosto de 9,6% dos consumidores. No 4º lugar entre as escolhas, de 2018 para cá, a alta na preferência para o segmento foi de +159,5%. A atenção do público para estes produtos tem ocorrido com maior frequência nas últimas pesquisas em datas comemorativas realizadas pela Fecomércio, a exemplo do Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Este destaque é decorrente das melhorias tecnológicas significativas pelas quais os relógios têm passado nos últimos anos. Os smartwatches (relógios inteligentes), chamam cada vez mais a atenção dos consumidores pelos benefícios ofertados, já que estes produtos agregam valor pela interatividade, personalização e uso de aplicativos conforme as necessidades dos usuários.

Formas de pagamento

O cartão de crédito foi apontado por 85,8% dos consumidores para a compra do presente dos pais. Isso mostra que, apesar do cenário de desestímulo ao uso do crédito, o apelo emocional da data leva os consumidores ludovicenses a recorrerem ao endividamento para não deixar de presentear neste dia.

O estrangulamento da renda das famílias neste momento de alta da inflação contribuiu para que os consumidores, em sua grande maioria, tivessem que optar por esta forma de pagamento, diferente do que ocorreu em 2018. Na última pesquisa, o cartão de crédito era a 3ª opção e atendia a fatia de 25,5%, ou seja, uma alta de +29,7% em 2022.

O PIX, por sua vez, ganhou destaque dentre as formas de pagamento, sendo a segunda principal escolha, apontada por 21,1% dos entrevistados. Esta modalidade tem aumentado rapidamente desde sua criação, superando o uso de pagamentos à vista com dinheiro (19,9%) e à vista com cartão de débito (2,8%). Por ser uma transação mais segura e ágil, os consumidores têm preferido esta opção, assim como alguns lojistas que veem seu custo com recebíveis reduzirem com a utilização do PIX.

Carregando