Festival Dança em Trânsito abre inscrições para oficina e residências de criação de dança

Evento é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, com realização e produção do Espaço Tápias

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – A 20ª edição do Festival Dança em Trânsito chega ao Maranhão neste mês, a partir do dia 12 de agosto. Além da apresentação de espetáculos e performances de dança contemporânea, o evento também oferecerá ações educativas com o objetivo de incentivar o maior intercâmbio cultural entre artistas, formar multiplicadores e ampliar o acesso da população em geral ao universo da dança contemporânea. Esse ano o festival realizará uma oficina em São Luís e residências de criação em Itapecuru-Mirim e em Santo Amaro.

As oficinas do Dança em Trânsito são encontros pontuais oferecidos gratuitamente e ministrados por convidados nacionais e internacionais, participantes do festival. Já as residências de criação possibilitam um período de trocas e aprendizagens entre artistas, dançarinas (os) e demais interessados, com artistas convidados. O resultado dessa imersão coletiva será apresentado dentro da programação do Dança em Trânsito nos municípios onde serão realizadas.

“Com isso, reforçamos a intenção de promover um intercâmbio entre artistas e públicos de diferentes níveis de técnica e/ou conhecimento sobre dança. Dentro desse propósito, desenvolvemos oficinas e residências com bailarinos e coreógrafos brasileiros e estrangeiros nas cidades por onde passamos e capacitação para professores multiplicadores. São ações das quais não abrimos mão ao longo dessas duas décadas. ”, explicou Giselle Tápias, diretora artística e curadora do Dança em Trânsito.

Em São Luís será realizada a oficina Ache o erro, com o bailarino espanhol Hector Plaza, no dia 12 de agosto, às 16h, no Teatro Arthur Azevedo. A partir de uma visão própria das danças urbanas, que são caracterizadas pela originalidade, força e a marca que cada bailarino mostra em sua dança, Héctor desenvolve uma série de exercícios onde o objetivo principal é que cada bailarino trabalhe em sua maneira de se mover. Desta forma, sugere-se uma busca individual e interna, com foco na criação e transformação dos movimentos para alcançar originalidade e essência. Inscrições abertas em https://www.dancaemtransito.com.br/oficinas-pontuais-2022.

Nos dias 13 e 14 de agosto será realizada a residência de criação no Quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru-Mirim, com o bailarino e coreógrafo angolano Dilo Paulo da Companhia de Dança Corpus Entre Mundos. Com o tema Afro-contemporânea: Técnicas dentro das danças populares e no universo da dança afro e da dança contemporânea, a residência trabalhará, a partir de sequências coreográficas, a dinâmica, resistência e coordenação motora de forma alinhada às vivências e às técnicas das danças populares, dança afro e dança contemporânea. O objetivo é potencializar a singularidade de cada corpo, ampliando as possibilidades de movimento.

No município de Santo Amaro, a residência de criação Dança Contemporânea/Método Flávia Tápias será realizada nos dias 14 e 15 de agosto, no Centro de Artesanato Casa Branca, das 16h às 18h. Nesta atividade voltada para o público infanto-juvenil, a coreógrafa, intérprete, diretora de movimento e professora de dança contemporânea, Flávia Tápias, realizará o trabalho corporal, estimulando os alunos a desenvolver seu próprio potencial criativo, com conteúdo, prática, pesquisa e formação de ideias.

As inscrições para as residências de criação já podem ser realizadas no link https://www.dancaemtransito.com.br/residencias-de-criacao-2022.

Fechar