SÃO LUÍS – A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais mostrou que a preferência dos consumidores ludovicenses pelos shoppings continua em alta. Em São Luís, 69,7% do público entrevistado afirmou ter pretensão de comprar o presente da data comemorativa nestes centros lojistas, sendo a primeira opção entre as escolhas de lugares.
O motivo desta preferência que tem se repetido nos últimos levantamentos realizados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) se dá, principalmente, pela variedade de produtos, lojas e segmentos comerciais contidos nestes locais.
O conforto, a facilidade de acesso e a comodidade para estacionamento também fazem com que as lojas de shopping centers sejam atrativas aos consumidores que não querem deixar o Dia dos Pais passar em branco. De 2018 para cá, o crescimento nesta escolha foi de +24,9%. Na pesquisa anterior, os shoppings eram a preferência de 55,8% do público entrevistado.
A Rua Grande, que é tradicionalmente conhecida como o principal centro comercial de São Luís, ocupa o segundo lugar da lista de locais para comprar o presente dos pais, sendo a escolha de 34,3% dos consumidores. Isto representa uma alta de +4,9% na preferência dos ludovicenses, que é explicada pelo público que pretende visitá-la em busca de presentes mais acessíveis e com variedade similar aos shoppings. Em 2018, a Rua Grande era a escolha da fatia de 32,7% dos consumidores entrevistados.
Compras online
Um destaque que a pesquisa mostra são as intenções de compra pela internet, que atendem ao gosto de 14,7% do público, aparecendo, pela primeira vez, na terceira posição do ranking de opções. Neste Dia dos Pais esta preferência disparou com um aumento de +465,4%, ou seja, cresceu cinco vezes mais em relação à pesquisa realizada em 2018 (2,6%). Isto mostra que a expansão do e-commerce durante a pandemia incentivou ainda mais a adesão e criação de canais de vendas online para as lojas físicas, incluindo aquelas localizadas em São Luís.
Comemoração em alta
Com o arrefecimento da pandemia, a intenção de comemorar o Dia dos Pais cresceu +20,3% em 2022 e é a maior já registrada desde o início dos levantamentos em 2011. Neste ano, 68,8% dos consumidores afirmaram que devem celebrar a data. Além de ser a segunda Pesquisa de Intenção de Compras de Dia dos Pais consecutiva de aumento da intenção de comemorar, o dado mostra uma tendência observada em todos os levantamentos de datas comemorativas realizados pela Fecomércio após a Covid-19, a exemplo do Dia das Mães e dos Namorados.
Os ludovicenses estão encarando cada vez mais as datas comemorativas para celebrar e aproximar o convívio com seus familiares. Este comportamento dos consumidores pode auxiliar os segmentos vinculados ao setor de serviços, como alimentação (bares e restaurantes), hospedagem e outros.
Locais para celebrar a data
Neste ano, os shopping centers ou cinema se destacam mais uma vez na pesquisa como o principal local apontado para celebrar o Dia dos Pais. Com 49,4% dos entrevistados declarando que pretendem comemorar nestes locais, o levantamento indica que a celebração da data tenderá a ser menos intimista e mais voltada para locais com grande circulação de pessoas e opções de lazer.
Celebrar em casa ou em residência de parentes obteve uma queda de -18,4% entre as preferências, no comparativo com 2018, com 48% dos entrevistados manifestando esta opção. Restaurantes e viagens tiveram redução considerável na preferência dos consumidores, passando de 12,8% em 2018 para 0,9% em 2022.