Prestes a completar cinco anos de pleno funcionamento, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) já ultrapassou a marca de 16 mil cirurgias realizadas, desde a inauguração, no dia 09 outubro de 2017.
Primeira unidade do estado com atendimento de média e alta complexidade exclusivo em ortopedia e traumatologia, o hospital mantém uma média mensal de 300 intervenções cirúrgicas, amparadas por uma capacitada equipe de profissionais.
Diretor-geral do hospital, o doutor Odair Teodoro Tostes destacou os números alcançados pelo HTO nesses quase cinco anos de atendimento à população maranhense:
“Um pequeno sonho, uma grande realização: 16.000 cirurgias realizadas. Em nossa cidade, há dezenas de hospitais, públicos e particulares. Certamente, todos têm suas histórias, das mais variadas. Sobretudo quanto ao tamanho de sua capacidade instalada, isto é, seus prédios, seus equipamentos, seu grande número de colaboradores, o tempo de existência e atividades. Portanto. há muito o que se falar sobre eles. Mas, quero abordar apenas um, o nosso HTO. Hospital humilde, pequeno, limitado mas que tem como destaque um valor que une a todos que aqui trabalham. Nascido para mitigar deficiências e desatenção de outras unidades de atendimento ao público SUS com problemas físicos de ortopedia e traumatologia, sempre buscou por um objetivo claro, resolver o problema do paciente”, frisou.
Para o Dr. Odair Tostes, os números do HTO residem na força e dedicação do seu quadro de funcionários: “Parece apenas uma frase de efeito, mas não é. Apesar de sua limitação de apenas 30 leitos, somente duas salas cirúrgicas e tantas limitações outras, o HTO tem uma alma nobre. Esta alma nobre está representada pelos seus colaboradores, diretos e indiretos, são quase 500 profissionais que aqui trabalham, todos os dias. Aqui são realizados em média 12 cirurgias por dia, além de outros procedimentos também aos sábados e domingos”, destacou o diretor geral, completando:
“Todos nós do HTO sabemos que nosso objetivo é atender ao paciente. E é isso que fazemos. Por isso, o número expressivo de 16.000 cirurgias em pouco mais de quatro anos de existência de um hospital singelo e limitado para nós é simplesmente um número de pessoas que tiveram seus problemas de saúde bem encaminhados e solucionados. Para atender mais e mais pacientes, esperamos em breve um crescimento na estrutura física, pois as almas nobres continuarão sendo a força e motivação para nosso objetivo. Parabéns a todos os colaboradores do HTO”, finalizou Dr. Odais Tostes.
O HTO conta com médicos especialistas em ortopedia e traumas, um avanço da saúde pública no cuidado humanizado. São 46 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); e com três centros cirúrgicos, além de posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos.