Maranhão inicia Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação

564.430 crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a Poliomielite no estado.

Fonte: Redação/Assessoria

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação teve início na segunda-feira (8). As mobilizações acontecerão até o dia 9 de setembro e, no Maranhão, o público-alvo é de 564.430 crianças menores de cinco anos de idade contra a Poliomielite e menores de 15 anos de idade não vacinados ou com esquemas incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

A vacinação está disponível nos postos municipais e, na capital, nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária e no Hospital Dr. Genésio Rêgo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

“Reiteramos que a vacina é a melhor forma de prevenção, mas para que consigamos alcançar as metas estabelecidas, contamos com a participação de todos, principalmente no Dia D de Mobilização Nacional, que será dia 20 de agosto. Desde as últimas campanhas, temos notado queda na procura pelas vacinas. Por esse motivo, pedimos que os pais e responsáveis estejam se sensibilizando e a fim de garantir que as crianças e adolescentes estejam protegidos”, afirmou a superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tayara Pereira.

Até o momento, a cobertura vacinal das crianças contra Poliomielite no Maranhão é de 44,92%. Para que esse percentual aumente e alcance índice maior que 90%, a Secretaria de Estado da Saúde informou que tem buscado orientar as Secretarias Municipais de Saúde quanto à elaboração de estratégias que busquem ampliar a oferta das vacinas para cada faixa etária.

MULTIVACINAÇÃO

A Campanha Nacional de Multivacinação acontece de forma simultânea à Campanha de Vacinação contra Poliomielite. As vacinas utilizadas para a mobilização são as mesmas ofertadas na rotina dos serviços de vacinação, por isso se recomenda utilizar as normas já estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

No público-alvo da campanha estão crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. As ações da campanha também acontecem até o dia 9 de setembro, tendo o dia 20 de agosto como Dia D de Mobilização Nacional.

A Campanha Nacional de Multivacinação tem como objetivo garantir a proteção contra doenças como difteria, hepatite b, sarampo, caxumba, coqueluche, pneumonia, poliomielite, doenças diarreicas por rotavírus, rubéola, tétano, câncer do colo do útero, dentre outras. A aplicação também se dará nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária e no Hospital Dr. Genésio Rêgo.

Fechar