A Polícia Civil do Piauí, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), deflagrou nesta quinta-feira, 11, a Operação Deserto, que resultou na prisão de um dos líderes da organização criminosa denominada “Bonde dos 40”. Ele foi identificado como José Moura de Camelo Neto, vulgo “Neto Camelo”.
A ação policial ocorreu nas primeiras horas da manhã, em um sítio entre as cidades de União e Miguel Alves, a 117 km de Teresina, na região Norte do Piauí.
Segundo o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, essa é uma prisão considerada importante pela polícia, devido o faccionado ser considerado um dos cabeças da organização criminosa.
“Esse é um indivíduo bastante conhecido no meio policial. Há muitos anos ele pratica crimes violentos, com histórico criminal vasto no Piauí e também no Maranhão. Esse indivíduo está hoje na liderança da facção Bonde dos 40 no Piauí e se encontrava foragido do sistema prisional do Maranhão, tanto que foi encontrado em posse de três armas de fogo, mostrando o grau de periculosidade que ele tem e a liderança que possui com os demais faccionados. O caminho a partir de agora é jogar duro contra essas facções, prendendo tanto os líderes como os que compõem essas facções criminosas”, declarou.
De acordo com o delegado Tales Gomes, coordenador do Greco, o preso é um dos criminosos mais procurados pelas policiais do Piauí e Maranhão e ocupa uma posição de alto escalão na facção.
“Desde dezembro ele estava foragido do sistema prisional do Maranhão, ele é líder de uma facção criminosa e desde então várias unidades de polícia vinham investigando o paradeiro dele. Conseguimos, nos últimos dias, a informação que ele estava morando na zona rural de Miguel Alves, que era usado como ponto de apoio para encontros com outros criminosos. Hoje, fizemos um cerco e efetuamos a prisão”, disse o delegado.
Ainda conforme o delegado, na casa principal onde o suspeito foi preso, foram encontradas três armas, munição, droga e apreendida uma caminhonete S-10. “Ele é envolvido com o crime de roubo, tráfico de drogas e comando de homicídios”, acrescentou.
O preso é apontado como liderança da organização criminosa com atuação nos dois estados e possui um longo histórico criminal. Ele já tem várias passagens pela Polícia pelo crime de tráfico de drogas e participação em outros crimes como homicídio e assaltos.
O capitão do Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar (Bope), Francílio Alves, revelou que foi montado um esquema especial para realizar a prisão do acusado.