Publicidade
Carregando anúncio...

Dicas de como estudar design gráfico online

Antes de qualquer coisa, primeiramente é necessário aprender a história do design

Fonte: Da redação

 

Assim como em qualquer nova demanda, há muitas coisas novas para aprender, mas se familiarizar com o básico é a primeira etapa em sua jornada, para depois conseguir de fato criar template post instagram super criativos, por exemplo. 

Agora que você sabe que o design gráfico é a carreira que deseja seguir ou a habilidade que deseja adquirir em sua função atual, você precisará de algumas dicas sobre como estudar design gráfico online. Para isso, continue lendo nosso artigo para saber mais.

Conheça a história do design gráfico 

Antes de qualquer coisa, primeiramente é necessário aprender a história do design, seus movimentos e designers para que você fique informado. Também é bom conhecer não apenas o trabalho de designers anteriores, mas se inspirar nas práticas de design atuais. Pois isso irá permitir que você diversifique seu gosto e aprenda sobre o que faz um bom design. 

Conforme você estuda sobre o assunto, comece a escolher as áreas pelas quais mais chama a sua atenção e aprenda mais a respeito para descobrir onde estão suas paixões e as áreas que deseja explorar.

Como designer, você precisa estar em constante aprendizado para saber sobre novas técnicas e processos, já que essa carreira exige bastante criatividade. Sendo assim, ter conhecimento da história do design irá enriquecer suas habilidades como designer, aprendendo mais sobre a profissão e alguns trabalhos já realizados.

Além do mais, você também terá uma abordagem para novos projetos, servindo de inspiração para o trabalho que você irá criar. Portanto, há muitas maneiras de como começar a se aprofundar nesse conteúdo de design, que vão desde a podcasts, documentários ou livros, por exemplo.

Fundamentos da cor

Qual cor deve ter o meu Logotipo

Talvez você ainda não saiba, mas a cor afeta o humor e a personalidade de um design, sendo considerada a cereja do bolo. A melhor maneira de aprender sobre combinações de cores é observar o trabalho de outros designers, por exemplo. Depois disso, você pode começar a criar seus próprios quadros de inspiração com paletas de cores que geram diferentes tipos de humor. Além disso, você também pode explorar a ferramenta Color CC do Adobe para experimentar várias combinações de cores, no qual as paletas podem ser criadas a partir de fotos, estampas, padrões ou qualquer outro gráfico. 

Sem sombra de dúvidas, a cor é uma parte muito importante do design, já que ela tem a capacidade de despertar emoções e influenciar na percepção que o consumidor tem sobre a imagem e da própria marca. Para quem já é designer mais experiente, precisou aprender sobre o significado de cada cor, combinações e como as paletas podem ser usadas para um impacto emotivo. 

Portanto, ao selecionar cores para um design, é importante ter uma base sólida delas e saber a ciência por trás de cada escolha. Com isso e com a teoria das cores, o designer pode fazer a escolha adequada para garantir que a marca se destaque e seja relevante para o público-alvo. 

Escolha sua tipografia

Tipografia o que é?

A tipografia refere-se à forma como a cópia é formatada e organizada dentro de um layout, desempenhando um papel fundamental no design gráfico, no qual inclui tipos de letra, tamanhos de pontos, espaçamento entre linhas ou letras e kerning, que é o processo de ajustar o espaçamento entre caracteres. Com isso, caso você se dedique a esse assunto, você irá aprender quais fontes combinam bem umas com as outras.  

A tipografia consegue trazer caráter a uma marca, sendo um ponto fundamental para todas as comunicações, desde o texto da revista até os anúncios e logotipos. Além de cumprir um papel bastante importante, a tipografia consegue oferecer ao design um clima específico à comunicação escrita, podendo ser criado à mão ou digitalmente, mas também vale a pena notar as diferentes especializações dentro da tipografia, veja abaixo:

  • Letras: formas de letras personalizadas criadas à mão ou digitalmente que podem ser usadas para logotipos, murais, placas, capas de álbuns, publicidade, produtos, convites de casamento e muito mais. 
  • Typeface Design: é a criação de caracteres tipográficos que podem ser o conjunto completo de A a Z (junto com numerais, pontuação, acentos). Embora alguns tipos de letra contenham o conjunto completo, outros podem ser limitados a apenas maiúsculas ou apenas minúsculas. As fontes são criadas dentro de um programa baseado em vetor como o Adobe Illustrator antes de fazer a transição para um aplicativo como o Fontographer.
  • Composição tipográfica: é o processo de disposição do texto dentro de um layout, seja um jornal, brochura ou revista. O tipógrafo geralmente trabalha com grandes blocos de texto e estabelece uma estrutura hierárquica para os títulos, citações, legendas e assim por diante.

No fim das contas, em um post pequeno não dá para elencar tudo que você precisa fazer para se tornar um designer de sucesso. Mas se atentando ao básico você já terá as principais ferramentas para iniciar bem sua caminhada.

Fechar