De acordo com informações do Governo Federal, cerca de 10 milhões de pessoas não efetuaram o saque do PIS/PASEP de ano-base 2020. O valor deste já está disponível há algum tempo, mas como constam os dados, mais de R$ 23 milhões ainda seguem parados no aguardo de suas retiradas.
O Governo Federal disse que a grande maioria já conseguiu resgatar o valor desse saque, porém, ainda existem muitos trabalhadores que nem fazem ideia de que tem o direito de realizar esta retirada.
Se alguma destas pessoas não efetuar o saque do PIS/PASEP de ano base 2020 até a data de primeiro de junho de 2025, perderá o valor, o qual será destinado aos cofres da União.
Por conta da inflação, esse valor que está parado fica cada vez com menos poder de compra, logo, o ideal é que as pessoas realizem a retirada desse dinheiro o mais rápido possível. Para poder realizar o saque, toda sua documentação precisa estar em dia e com as versões originais.
Para você saber se tem direito a receber o valor referente ao ano base de 2020, nós separamos aqui algumas informações que podem estar auxiliando, com objetivo de sanar estas dúvidas.
Então, você terá direito de receber o valor se no ano de 2020 você cumpriu as seguintes exigências:
1. Ter seu cadastro realizado no PIS a pelo menos cinco anos;
2. Ter recebido valor máximo de até dois salários mínimos ao mês em 2020;
3. Ter trabalhado com a carteira de trabalho assinada por pelo menos 30 dias, sejam eles em sequência ou não, no ano de 2020;
4. Possuir o cadastro atualizado pelo seu empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Para quem tiver interesse, também é possível consultar o valor do saldo do abono salarial por meio do acesso na plataforma do governo, Gov.br e também através da central Alô Trabalhador, no telefone 158.
Essa consulta também está disponível através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que possui suas versões disponíveis para Android e iOS.