O terreno para a construção de uma Escola Digna em uma Comunidade Quilombola, localizada no povoado Japão, município de Vitória do Mearim, foi doado pelo morador Raimundo Nonato Rodrigues Pereira, o “Raimundo Testa”, que faleceu há sete meses.
A sua neta, Vera Lúcia dos Santos Evard, de 36 anos, ficou emocionada ao encontrar a escola construída na área doada pelo avô. “O meu avô deixou uma herança enorme, não só para a nossa comunidade, mas também para outras comunidades vizinhas. Eu me sinto muito feliz”, exprimiu.
A escola ofertará o ensino médio nos turnos vespertino e noturno, com previsão para funcionar nos três turnos, em 2023, inclusive oferecendo outras modalidades educacionais. Estiveram presentes na cerimônia de inauguração do CEQ vereadores, representantes de comunidades quilombolas, professores, estudantes, entre outros.
O Centro de Educação Quilombola Ângelo da Conceição da Guarda irá atender mais de 14 comunidades, de acordo com o Governo do Estado.
A estrutura escolar possui 4 salas de aula, banheiros acessíveis, cozinha, pátio coberto, entre outros espaços, que vão garantir conforto e segurança para toda a comunidade escolar, frisou a gestão estadual.
Os investimentos para a construção do prédio escolar foram da ordem de R$ 847.967,27, informou o Governo do Estado.