Jefferson Portela defende a educação como ferramenta para salvar vidas

Ex-secretário afirma que ampliou o número de escolas militares no Maranhão, durante sua gestão na Secretaria de Segurança.

Fonte: Da Assessoria

“A educação transforma e salva vidas”, defende o candidato a deputado federal, Jefferson Portela (PDT), ex-secretário de segurança pública do Maranhão. Enquanto secretário, Jefferson Portela inaugurou 34 escolas militares em diversos municípios maranhenses e deixou mais de 20 para serem implementadas ainda decorrentes de sua gestão, afirmou Portela.

Ex-secretário ampliou o número de escolas militares no Maranhão (Foto: Divulgação)

Neste dia 24 de agosto, dia da Infância, Jefferson Portela aproveitou para defender a educação de qualidade como dever do Estado e direito de todos. Ele lembrou ainda que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostra que os melhores desempenhos são de alunos das escolas militares.

“Eu digo que a educação transforma e salva vidas, porque as escolas são ambientes fundamentais na formação de cidadãos do bem. Quando batalhei para ampliar o número de escolas militares no Estado é porque eu sei o quanto esse modelo tem ensino de excelência. Isso quando as regras de disciplina e o respeito à democracia são aplicados de forma correta”, disse.

Em 2015, o Maranhão tinha apenas sete Escolas Militares da Polícia Militar e Escolas Militares do Corpo de Bombeiros. Até fevereiro de 2022, Jefferson Portela inaugurou 34 e deixou mais de 20 para serem implementadas.

Portela destaca a ampliação do PROERD – o Programa Educacional de Resistência às Drogas – como outro grande destaque de sua gestão para ajudar na educação dos jovens maranhenses.

Por meio de lições marcadas por muita interação, alegria e conhecimento, o Proerd ensina os alunos a tomarem decisões seguras e saudáveis, a partir de informações sobre drogas, pressão dos colegas e bullying, entre outros temas pertinentes ao universo infanto-juvenil.

Jefferson Portela defende a educação como ferramenta para salvar vidas (Foto: Divulgação)

As palestras são ministradas por policiais militares, que levam às crianças o papel de assumirem, junto com os pais e professores o compromisso de se afastarem das drogas e da violência.

“Com as ações do Proerd, ajudamos os gestores das escolas públicas e privadas no combate ao bullying, na prevenção primária do combate às drogas, ou seja, evitando a experimentação, além de outros serviços”, disse.

Jefferson Portela ainda destacou a importância das escolas em tempo integral.

“Além de valorizar os profissionais da educação, vamos lutar pela ampliação das escolas em tempo integral. Quando ocupamos e orientamos os nossos estudantes de forma prática e inteligente estamos ajudando na formação de cidadãos do bem para a nossa sociedade”, disse Portela.

Fechar