Moradores do Quilombo Santa Rosa, localizado no município de Matões do Norte, procuraram o Jornal Pequeno, para tornar público o fato de que um homem identificado como Raimundo Nonato estaria realizando extração ilegal de piçarra.
De acordo com o quilombola Francisco Xavier Casanova, de 61 anos, a extração ocorreria há mais de um ano. “Ele usa maquinário pesado para extrair a piçarra. Depois, transporta a matéria-prima em caçambas e vende o material para a Prefeitura Matões do Norte. Ele invadiu a área, desmatou o local, e colocou pessoas estranhas para morarem no quilombo”, informou.
A presidente de uma associação na Santa Rosa estaria sendo ameaçada por Raimundo Nonato, conforme Francisco Xavier. “Nesta semana, estamos eu e a presidente desta associação, em São Luís, para registrarmos mais uma ocorrência entre tantas que já registramos na Polícia Federal (PF)”, frisou Xavier.
De acordo com o quilombola, já existiria um inquérito aberto na Superintendência da Polícia Federal do Maranhão, localizada no bairro da Cohama, em São Luís.
Francisco Xavier informou que várias ocorrências já foram repassadas à PF, mas que ainda aguarda a realização de vistoria na área.
O Jornal Pequeno aguarda um posicionamento da Prefeitura de Matões do Norte.