Jefferson Portela destaca avanços no combate à violência contra a mulher

Criação e expansão da Patrulha Maria da Penha e ampliação dos serviços da Casa da Mulher Brasileira foram destacadas pelo ex-secretário.

Fonte: Da Assessoria

O Maranhão é pioneiro em ações de combate à violência doméstica e feminicídio no Brasil, e o ex-secretário de segurança pública do Estado, Jefferson Portela, agora candidato a deputado federal (PDT), realizou um balanço dos avanços do Estado em defesa dos direitos das mulheres.

Jefferson Portela no lançamento da Campanha Nacional de combate à violência contra Mulher (Foto: Divulgação)

Neste mês de agosto, a Lei Maria da Penha completou 16 anos de criação. Segundo Portela, o Estado avançou muito com a expansão da Patrulha Maria da Penha, além de outras ações.

“Com a Patrulha Maria da Penha ajudamos a combater a violência dentro de casa. Qualificamos os policiais e estruturamos as unidades. Oferecemos um canal de comunicação mais próximo e com atendimento mais rápido para as mulheres que sofrerem qualquer tipo de violência. A Patrulha Maria da Penha foi implantada em 23 regionais de segurança”, destaca Portela.

O diferencial da Patrulha Maria da Penha é o trabalho humanizado e acolhedor às mulheres vítimas de violência doméstica.

Jefferson Portela durante encontro de mulheres da Polícia Militar do Maranhão (Foto: Divulgação)

A unidade também fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas de urgência oriundas do Poder Judiciário.

Jefferson Portela também lembrou que o Maranhão é o único Estado do país que conta com uma ampla rede de proteção à mulher que tem: um Departamento de Feminicídio, uma Coordenação das Delegacias da Mulher e uma grande estrutura na Casa da Mulher Brasileira.

“Fizemos uma integração do sistema de segurança unindo a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Perícia Oficial. Avançamos bastante. Mas sei que podemos avançar ainda mais. Sabemos da importância de fazer um trabalho de prevenção nas escolas e outras ações, como iniciativas inovadoras nas áreas de cultura e esportes. E o mais importante também é continuar dando voz às mulheres. Todos nós devemos dar as mãos e proteger aquelas que se encontram aterrorizadas, atacadas no seu ambiente doméstico, onde deve reinar a paz familiar”, afirma Jefferson Portela

 VALORIZAÇÃO DA MULHER POLICIAL

Outro grande feito inédito destacado pelo ex-secretário Jefferson Portela foi a promoção em massa de 10 mulheres ao cargo de subtenente. Portella afirmou que três mulheres foram promovidas a Coronel da Polícia Militar em sua gestão. “Momento histórico dentro do ambiente predominantemente masculino da Polícia Militar em nosso estado”.

Fechar