O combate à violência nas ruas de São Luís ganhou o reforço do 1º Batalhão de Motopatrulhamento Tático, que atua na Região Metropolitana com o intuito de oferecer mais segurança à população maranhense.
O 1º Batalhão de Motopatrulhamento Tático foi criado por meio de uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado, sob o comando do coronel Silvio Leite, juntamente ao comandante geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra. O objetivo é garantir mais rapidez, agilidade e dinamismo no combate à violência e criminalidade no Maranhão. O 1º BTM é coordenado atualmente pelo major Eduardo Albuquerque, seguindo as diretrizes do Comando de Policiamento Especializado (CPE), a comando do coronel Marques Neto.
Durante de 15 dias, foi realizado um treinamento com instrutores do Maranhão, que se especializaram por meio de cursos no estado de Goiás, Piauí, Pará e Ceará, buscando qualificar e habilitar policiais militares operantes no policiamento especializado tático.
O curso ofereceu conhecimentos em pilotagem básica e avançada, abordagem com o uso de motocicleta, técnicas de escolta, planejamento de escolta em eventos públicos, mecânica básica e primeiros socorros.
O policiamento especializado tático é conhecido dessa forma por apresentar um diferencial, em virtude de seguir uma doutrina, técnicas e táticas de motopatrulhamento, conforme detalhou a Secretaria de Segurança.
“O 1ºBTM não atua somente na área metropolitana de São Luís, mas também se estende nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. A tendência é expandir os trabalhos da Polícia Militar, garantindo mais segurança à população maranhense. Consequentemente, acontecerá o lançamento do 2º Batalhão de Motopatrulhamento Tático, em Imperatriz. Além disso, iremos lançar de uma companhia no município de Timon. ”, afirmou o Major Eduardo Albuquerque.
Nas operações, os policiais atuam de forma conjunta e sincronizada, realizando abordagens, revistas em ônibus, passageiros, veículos, bicicletas, e etc. O destaque do policiamento de motos, segundo a Secretaria de Segurança, é o alcance a locais não alcançáveis às demais viaturas, além da rapidez no deslocamento para o atendimento das ocorrências.
As operações são realizadas em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Policia Militar nas áreas que tem maior mancha criminal. No decorrer dos 15 dias de atuação, o batalhão tem combatido assaltos a ônibus, realizando abordagens diuturnamente, apreendendo armas de fogo e mostrando os resultados no combate ao crime, frisou a Secretaria de Segurança.