Os engenheiros têm intrigado o mundo com rodas-gigantes desde o final dos anos 1800, originalmente sonhadas por um americano de sobrenome Ferris, é claro. Enquanto a primeira roda-gigante construída em Chicago não existe mais, destinos de Londres a Dubai, agora possuem algumas das interpretações mais cativantes.
Esqueça os bancos desconfortáveis e as pernas penduradas, essas engenhocas maravilhosas apresentam cabines totalmente fechadas que são transportadas a centenas de metros do chão. Seja para admirar o horizonte de um lugar ou maravilhar-se com a natureza, as mega rodas-gigantes ao redor do mundo combinam paisagens incríveis com emoções para todas as idades.
Aqui estão algumas das rodas-gigantes mais incríveis do mundo.
Navy Pier Ferris Wheel, Chicago
Famosa principalmente por ter sido modelada a partir da primeira roda-gigante do mundo, construída por George Washington Gale Ferris Jr., em 1893, para a Exposição Mundial Colombiana, a Roda-gigante Navy Pier possui gôndolas para 40 passageiros e uma vista panorâmica sobre as águas do Lago Michigan.
Ain Dubai, Dubai
Depois de inaugurada em 2021, a Ain Dubai se tornou a maior e mais alta roda-gigante do mundo. Do topo é possível apreciar vistas de 360 graus do deslumbrante horizonte de arranha-céus e da marina de Dubai, de uma das 48 cabines, que podem acomodar confortavelmente 40 passageiros. Cada cabine de luxo está equipada com janelas do chão ao teto, ar-condicionado e um bar de coquetéis ou mini lounge. Uma única viagem em Ain Dubai leva 38 minutos, o que é tempo suficiente para aproveitar todas as espetaculares vistas da maior cidade dos Emirados Árabes.
High Roller, Las Vegas
A uma altura de mais de 160 metros, a High Roller, de Las Vegas, era a roda-gigante mais alta do mundo até a abertura de Ain Dubai. Localizado na famosa Las Vegas Strip, a estrutura possui 28 cabines envidraçadas de alta tecnologia com vistas deslumbrantes da cidade. Além do passeio de 30 minutos, a atração oferece uma variedade de experiências emocionantes, incluindo degustações de chocolate nas alturas e sessões de ioga personalizadas. À noite, a roda gigante é iluminada por mais de 2.000 luzes LED, um belo espetáculo colorido.
London Eye, Londres
Com 3 milhões de visitantes anuais, a London Eye é a atração turística paga mais popular do Reino Unido e, talvez, a roda-gigante mais famosa do mundo. A partir de sua localização em South Bank, no rio Tâmisa, é possível admirar alguns dos lugares mais emblemáticos de Londres, como o Parlamento, o Big Ben, a Catedral St. Paul e o Palácio de Buckingham. Para quem visita Londres apenas por um ou dois dias, esta é a melhor maneira de ver todos os pontos turísticos da cidade.
Niagara SkyWheel, Canadá
Embora não seja tão alta quanto seus pares, a Niagara SkyWheel pode oferecer algo que outras simplesmente não podem – uma bela vista sobre as Cataratas do Niágara. Localizada no Canadá, no coração de Clifton Hill, a Niagara SkyWheel está aberta o ano todo, oferecendo uma aventura única e ótimas oportunidades para tirar fotos incríveis.
Singapore Flyer, Singapura
A Singapore Flyer está atualmente em terceiro lugar quando se trata das maiores rodas-gigantes do mundo. Localizada no vibrante bairro de Marina Bay, em Singapura, a atração tem sido uma parte icônica do horizonte da cidade desde 2008. Com vistas contínuas e desobstruídas, sua fama é que, em um dia claro, seja possível até ver partes da Malásia e da Indonésia. Em 2020, a Singapore Flyer inaugurou a “cápsula do tempo”, uma experiência imersiva e interativa que remonta mais de 700 anos de história da cidade.
Skyviews Miami, Miami
A mais nova atração de Miami está localizada no Bayside Marketplace, um centro comercial e de entretenimento situado no centro de Miami. As vistas dos arredores da cidade e de Biscayne Bay do alto da roda-gigante são de tirar o fôlego. Cada cabine acomoda 8 pessoas, mas quem quiser desfrutar de uma experiência mais intimista pode optar pela gôndola VIP, a única com assentos de couro e piso de vidro com capacidade para até 4 pessoas.
FG Big Wheel, Balneário Camboriú
A FG Big Wheel está entre as maiores rodas-gigantes da América Latina – tem 65 metros de diâmetro e conta com 36 cabines climatizadas. O passeio, que dura entre 15 e 21 minutos (dependendo do clima), proporciona uma linda vista panorâmica dos imponentes arranha-céus de Balneário Camboriú e da mais famosa orla do litoral catarinense. Um horário bastante disputado para a atração é no fim da tarde, durante o pôr do sol. À noite, a partir das 19h30, ocorre um show de luzes coloridas.
Cosmo Clock 21, Japão
A Cosmo Clock 21 fica dentro do parque de diversões de Yokohama, cidade ao sul de Tóquio, no Japão, e pode transportar até oito pessoas em cada uma de suas 60 pequenas gôndolas. Os passageiros podem ver além da Baía de Yokohama e, em dias claros, possivelmente o Monte Fuji e Shinjuku. A rotação leva 15 minutos e há um tablet dentro de cada cabine que explica os pontos de referência visíveis. À noite, a famosa roda-gigante fica lindamente iluminada – a cada 15 minutos os 60 raios se transformam em fogos de artifício, flores e espirais. No meio da Cosmo Clock está o maior relógio do mundo que, inclusive, desempenhou um papel essencial no filme “Godzilla vs. Mothra” (1992).
Riesenrad, Viena
Localizada dentro do Prater de Viena, o parque de diversões mais antigo do mundo, Riesenrad é a roda-gigante ainda em funcionamento mais antiga do mundo. Originalmente construída em 1897, a estrutura oferece, além das vistas deslumbrantes sobre os telhados de Viena, a oportunidade de experimentar todas as emoções a partir de uma cabine antiga única, em sintonia com o estilo elegante e nostálgico da própria cidade.